Jorge Brito Pereira, Mário Silva e Paula Oliveira saem da Nos

  • ECO
  • 23 Janeiro 2020

A Nos anunciou em comunicado à CMVM que o chairman e outros dois administradores indicados por Isabel dos Santos estão de saída.

O chairman e dois outros administradores ligados à empresária angolana Isabel dos Santos estão de saída da Nos, segundo anunciou a empresa de telecomunicações, esta quinta-feira, em comunicado enviado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

“[A Nos] informa que os senhores Dr. Jorge de Brito Pereira, Dr. Mário Filipe Moreira Leite da Silva e Dra. Paula Cristina Neves Oliveira apresentaram hoje [quinta-feira], ao Conselho Fiscal, as respetivas renúncias aos cargos de membros não executivos do Conselho de Administração desta sociedade“, lê-se na nota em questão.

Os três administradores que agora apresentaram demissão aparecem implicados na investigação jornalística que deu conta que Isabel dos Santos terá desviado mais de 100 milhões de dólares da Sonangol para o Dubai. Estava agendada para a próxima segunda-feira uma reunião do conselho de ética da operadora de telecomunicações para ouvir as explicações dos três gestores por causa disto.

Jorge Brito Pereira foi responsável pela constituição da empresa offshore no Dubai e para a qual terão sido transferidos, em poucos meses, grandes quantias que pertenciam à Sonangol. Por sua vez, Mário Leite da Silva é considerado o “braço-direito” de Isabel dos Santos nos negócios suspeitos investigados pela imprensa. Em terceiro lugar, Paula Oliveira terá tido sob seu controlo a sociedade offshore designada de Matter Business Solutions no Dubai.

Na quarta-feira, a Procuradoria-Geral da República (PGR) angolana fez constituir arguida não só Isabel dos Santos, mas dois dos nomes que agora deixam a Nos: Mário Leite da Silva e Paula Oliveira. Isto por alegada má gestão e desvio de fundos durante a passagem da empresária em causa pela petrolífera estatal Sonangol.

O caso Luanda Leaks já tinha feito, de resto, Brito Pereira deixar o cargo de presidente da mesa da assembleia geral do EuroBic; E Leite da Silva renunciar ao cargo de presidente do Conselho de Administração do Banco de Fomento Angola (BFA).

(Notícia atualizada às 18h04 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Jorge Brito Pereira, Mário Silva e Paula Oliveira saem da Nos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião