Há menos portugueses a ir para fora no Natal e Ano Novo

Há menos pessoas a viajar e menos dinheiro gasto nas viagens. Mas não é a falta de disponibilidade financeira a principal razão para estas decisões, ao contrário do que acontecia em 2013.

Há menos portugueses a fazer férias fora de casa na época do Natal e do Ano Novo. Este ano, segundo um estudo do Observador Cetelem, só 13% dos portugueses planeia viajar nesta altura, abaixo dos 16% que planeavam fazê-lo no ano passado.

Contudo, este ano, não é tanto a falta de dinheiro a principal razão para os portugueses ficarem em casa. A falta de disponibilidade financeira é a razão apontada por 23% dos portugueses para não viajar este ano, contra 30% no ano passado. É uma grande diferença face a 2013, em que praticamente metade dos portugueses que não ia viajar era por falta de dinheiro.

cropped-aeroporto

Passados três anos, a maioria (45%) diz apenas que é por “outra razão” que não vai viajar.

Fonte: Observador Cetelem
Fonte: Observador Cetelem

Entre os que vão passar o Natal ou Ano Novo fora de casa, a maioria (10%) é para encontrar a família, enquanto só 3% pretende viajar e passear. Há ainda um grupo (8%) de indecisos, que ainda está a ponderar se vai ou não fazer férias fora de casa.

Os portugueses que vão viajar planeiam gastar uma média de 287 euros nas férias, uma redução de quase 100 euros em relação a 2015.

Fonte: Observador Cetelem
Fonte: Observador Cetelem

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Há menos portugueses a ir para fora no Natal e Ano Novo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião