Rendimento e consumo das famílias na Zona Euro sobem no 3.º trimestre de 2019

  • Lusa
  • 28 Janeiro 2020

Rendimento das famílias por habitante na Zona Euro avançou 0,4% no terceiro trimestre de 2019, com o consumo a crescer ao mesmo ritmo.

O rendimento das famílias por habitante na Zona Euro avançou 0,4% no terceiro trimestre de 2019, com o consumo a crescer ao mesmo ritmo (0,4%), revelam dados divulgados esta terça-feira pelo Eurostat.

De acordo com o gabinete oficial de estatísticas da União Europeia (UE), nos países da moeda única, o crescimento do rendimento real das famílias acelerou entre julho e agosto do ano passado, tanto na comparação com os 0,1% do período homólogo, como face ao aumento de 0,3% registado no segundo trimestre.

Também o consumo real das famílias da Zona Euro registou uma aceleração no terceiro trimestre quer na variação homóloga, quer na variação em cadeia, pois havia sido de 0,1% tanto no terceiro trimestre de 2018 como no segundo trimestre de 2019.

Na União Europeia (UE), o rendimento real das famílias per capita cresceu 0,7% no terceiro trimestre de 2019, em linha com o período homólogo (0,7% no terceiro trimestre de 2018), mas uma aceleração face aos 0,3% do segundo trimestre do ano passado.

Já o consumo por habitante cresceu 1%, uma subida quer face ao aumento de 0,5% do período homólogo, quer face ao avanço de 0,4% observado no segundo trimestre.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rendimento e consumo das famílias na Zona Euro sobem no 3.º trimestre de 2019

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião