Seis bancos da Zona Euro falham requisitos do BCE

  • ECO
  • 28 Janeiro 2020

Num total de 109 bancos que participaram na avaliação aos rácios de capital, seis instituições falharam o teste do supervisor. Quatro já tinham corrigido a insuficiência de capital no final de 2019.

Seis bancos da Zona Euro não passaram no teste de exigência de capital pelo Banco Central Europeu (BCE). Num total de 109 bancos que participaram na avaliação dos níveis dos Core Equity Tier 1 (CET1), seis falharam os requisitos de Pilar 2 para este ano. “Para esses bancos, que não apresentaram níveis satisfatórios no último trimestre de 2019, foram pedidas medidas corretivas dentro de um calendário preciso”, explicou o supervisor bancário europeu.

Em conferência de imprensa, Andrea Enria, presidente do conselho de supervisão do BCE, adiantou que quatro dos bancos já corrigiram as insuficiências até ao final do ano passado.

“Aos dois bancos que restam foram pedidas ações de correção dentro de um calendário bem definido”, acrescentou o italiano aos jornalistas, sem mencionar o nome das duas instituições em causa.

A avaliação anual do BCE surge numa altura em que muitos bancos defrontam desafios no seu negócio por causa do ambiente de juros baixos, custos de legados e escândalos relacionados com lavagem de dinheiro. O BCE decidiu manter os requisitos de capital: uma média de 2,1% (obrigatório) e 1,5% (guidance), respetivamente.

Enria adiantou estava “amplamente satisfeito” com os resultados, embora tivesse salientado alguns receios com o modelo de negócio dos bancos, a governance e os riscos operacionais — sem aludir, de forma direta, a casos relacionados com branqueamento de capitais na Letónia, Malta e até Portugal.

Sobre Isabel dos Santos, suspeita de usar o EuroBic para transferir dinheiro para uma offshore no Dubai, Andrea Enria admitiu “não estar contente” com a “confusão” legislativa que dificultou uma intervenção apropriada do BCE em relação ao processo de fit & proper da empresária angolana.

(Notícia atualizada às 13h58)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Seis bancos da Zona Euro falham requisitos do BCE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião