BBC foca-se no digital. Vai eliminar 450 empregos na redação

  • Lusa e ECO
  • 29 Janeiro 2020

A BBC vai eliminar 450 empregos na redação, ou 7,5% da força de trabalho nesta área, anunciou a cadeia britânica. O grupo quer gerar poupanças para investir mais no digital.

A BBC prepara-se para eliminar 450 postos de trabalho na BBC News.Tim Loudon via Flickr

A BBC vai eliminar 450 postos de trabalho na redação, ou 7,5% da força de trabalho nesta área, no quadro de um plano de “modernização” que visa adaptar-se aos novos usos do público, quando se aproximam negociações sobre o seu financiamento. Atualmente, a BBC News emprega 6.000 pessoas.

“Devemos remodelar a BBC News para a próxima década de forma a economizar somas substanciais”, anunciou a diretora de informação, Fran Unsworth, num comunicado em que precisa que as reduções de emprego ligadas a estas mudanças ascendem a cerca de 450. O grupo audiovisual público quer investir mais no digital.

A BBC espera poupar 80 milhões de libras esterlinas (cerca de 95 milhões de euros) até 2022, mas metade deste montante já foi conseguido. O restante deve ser alcançado com as medidas agora anunciadas. O financiamento do grupo audiovisual público britânico deve ser revisto em 2022, num contexto político difícil.

O diretor-geral da BBC, Tony Hall, anunciou no passado dia 20 que irá renunciar ao cargo no próximo verão, num contexto de tensão com o atual Governo. O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, defendeu uma redução da taxa e das multas para quem não a paga, pondo em causa o financiamento do grupo que emprega cerca de 22.000 pessoas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BBC foca-se no digital. Vai eliminar 450 empregos na redação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião