“Não estamos a olhar” para o EuroBic. “Reputação não ajuda”, diz CEO do Totta

Pedro Castro e Almeida, CEO do Santander Totta, descarta entrar na corrida pela aquisição de parte ou do Eurobic como um todo. Diz que a reputação também "não ajuda".

O Santander Totta não vai entrar na corrida pela aquisição da posição de Isabel dos Santos no EuroBic, ou na instituição financeira como um todo. Pedro Castro e Almeida, CEO do Santander Totta, diz “não estamos a olhar e não vamos olhar” quando questionado sobre se poderia ser um dos interessados no banco liderado por Teixeira dos Santos.

Pedro Castro e Almeida começa por socorrer-se da frase da praxe perante questões desta natureza quando questionado sobre um eventual interesse do Santander no EuroBic. “Este é o nosso negócio, estamos sempre atentos”, diz para depois assegurar que “não estamos a olhar e não estamos interessados”.

Para justificar essa posição, o CEO remete para a atual posição do banco no mercado nacional. “Temos em Portugal uma quota de 20%. Não nos parece que com uma quota como a que temos em Portugal, o grupo queira continuar a investir“, enquadra Pedro Castro e Almeida, lembrando que após as aquisições feitas em território nacional o crescimento “é orgânico”.

“Não estamos a olhar e não vamos olhar”, conclui a esse propósito, acabando por reconhecer também que “a reputação [do banco que tem Isabel dos Santos como principal acionista] não ajuda”.

Para além do Abanca, existirão interessados do Reino Unido, Médio Oriente e China pelo EuroBic, tal como adiantou o ECO. Isabel dos Santos está a vender a sua posição de 42,5% no banco que está no epicentro da polémica do Luanda Leaks. Ainda assim, negócio poderá envolver mesmo 100% do capital da instituição liderada por Teixeira dos Santos.

(Notícia atualizada às 12h56 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Não estamos a olhar” para o EuroBic. “Reputação não ajuda”, diz CEO do Totta

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião