“Os vistos gold têm gerado especulação imobiliária”, afirma a ministra da Coesão

Ministra da Coesão considera que a concentração de vistos gold nas grandes áreas metropolitanas estão a causar "grande especulação imobiliária e é necessário canalizar esses vistos para outras zonas".

A ministra da Coesão, Ana Abrunhosa, referiu esta quinta-feira que a concentração de vistos gold nas grandes áreas metropolitanas, como Lisboa e Porto, estão a causar “grande especulação imobiliária” e que “é preciso canaliza-los para outros pontos do território onde continuamos a precisar destes investimentos”.

Ana Abrunhosa defende que é necessário “refletir muito bem” sobre a concentração de vistos gold nas grandes áreas metropolitanas. “Os vistos gold têm gerado especulação imobiliária e tem levado a que as nossas famílias, jovens qualificados não conseguem encontrar uma casa no grande Porto e na grande Lisboa. Isso é que é inaceitável”, explica Ana Abrunhosa, à margem da conferência “Juntos moldamos um futuro urbano sustentável” que decorre esta quinta e sexta-feira na Alfândega do Porto.

Face as assimetrias regionais, Ana Abrunhosa, considera que “a descentralização é absolutamente fundamental para a coesão territorial. “Nós temos assimetrias entre o litoral e o interior e o que temos que fazer é trabalhar todos em conjunto”. Temos que garantir que os serviços fundamentais como a cultura, a saúde e educação existem nestes territórios”, destaca Ana Abrunhosa.

A ministra da Coesão defende que o desenvolvimento urbano sustentável “assume grande importância no novo quadro comunitário e não há coesão territorial sem desenvolvimento sustentável”.

As nossas famílias, jovens qualificados não conseguem encontrar uma casa no grande Porto e na grande Lisboa. Isso é que é inaceitável.

Ana Abrunhosa

Ministra da Coesão

“Quando falamos em desenvolvimento urbano sustentável estamos a falar de problemas de habitação, problemas de mobilidade, de digitalização, alterações climáticas (…) Isto tudo a nível local é muito importante e exige o envolvimento e o compromisso de todos e isso exige uma nova forma de fazer política”, refere Ana Abrunhosa.

Abrunhosa adianta ainda que estão a ser ponderados um volume de investimentos a nível nacional, mas especialmente dedicados ao interior e que “esses investimentos vão ser comunicados em breve”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Os vistos gold têm gerado especulação imobiliária”, afirma a ministra da Coesão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião