Livre tira confiança política a Joacine Katar Moreira

  • ECO
  • 31 Janeiro 2020

O Livre aprovou a retirada de confiança política à deputada única Joacine Katar Moreira. Com esta tomada de posição, o Livre vai ficar sem representação parlamentar. 

O Livre aprovou a retirada de confiança política à deputada única Joacine Katar Moreira. A assembleia extraordinária do partido demorou várias horas e só acabou esta sexta-feira de madrugada. Com esta decisão, o Livre fica sem representação parlamentar, avança o Jornal Público (acesso condicionado).

Apesar dos esforços entre as duas partes, o divórcio foi inevitável e o Livre vai ficar sem representação parlamentar. A decisão foi tomada “por maioria” e com esta tomada de posição, Joacine Katar Moreira vai passar a deputada não inscrita.

Em conferência de imprensa, transmitida pela RTP3, Pedro Mendonça, membro do Grupo de Contacto do LIvre, disse que a Joacine Katar Moreira “desrespeita o partido” e que a decisão de retirada de confiança política foi provocada por um acumular de situações, acrescentado que a atitude na deputada no congresso do partido, há cerca de duas semanas, foi a gota de água.

As divergências não são pessoais, são politicas. O nosso partido é colaborativo, libertário. Tudo o que fazemos, fazemos coletivamente. Joacine Katar moreira não aceitou”, começou por dizer Pedro Mendonça. Para o membro do Grupo de Contacto, “tornou-se impossível” que a deputada continua-se a representar o partido, uma vez que “desde que foi eleita confundiu a autonomia que o Livre dá aos seus eleitos com desresponsabilização e independência de ação”, aponta.

Pedro Mendonça considera que o partido chegou a “um ponto sem retorno” e que tinha que decidir entre “manter uma deputada que não o quis representar” ou defender aquilo que em acreditam ser o melhor para o país, para a Europa e para o mundo”, refere.

Segundo o porta-voz, o partido sabe que “vai pagar por isso” e adianta que vai iniciar “um debate interno” para alterar o método de escolha dos seus representantes, isto sem prescindir das eleições primárias, mas por forma a “melhorá-las”.

Com esta decisão, o Livre vai ficar sem representação parlamentar. Nesse sentido, a direção do Livre vai pedir uma reunião ao presidente da República, Eduardo Ferro Rodrigues, para encontrar uma solução que garanta que a deputada Joacine Katar Moreira deixou de representar o partido.

O Livre garante ainda que nunca pedirá a Joacine Katar Moreira para renunciar ao mandato que “democrática e constitucionalmente” lhe pertence, acrescentado que o partido a vai continuar a defender contra “o fascismo, racismo e sexismo dos novos populismos”.

A reunião extraordinária da assembleia do Livre demorou mais de sete horas e foi convocada pelos novos órgãos eleitos no congresso. Joacine Katar Moreira não esteve presente nesta reunião.

Desde o inicio da legislatura que foram vários os problemas de comunicação entre a direção do Livre e Joacine Katar Moreira, sendo que a situação mais caricata aconteceu quando a deputava se absteve num voto de condenação por “mais uma agressão israelita em Gaza”, proposto pelo Partido Comunista Português (PCP).

(Artigo atualizado às 12h11 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Livre tira confiança política a Joacine Katar Moreira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião