CP muda 124 diretores em apenas duas reuniões
Em apenas duas reuniões, a administração da CP fez 124 nomeações, consequência da fusão com a EMEF, que aconteceu a 1 de janeiro.
Bastaram apenas duas reuniões para a CP – Comboios de Portugal fazer 124 nomeações, entre dirigentes de primeiro e segundo nível, consequência da fusão com a Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário (EMEF), que aconteceu a 1 de janeiro. Do lado da empresa pública de correios, estas nomeações visam o “rejuvenescimento de quadros”.
Numa reunião de 17 de janeiro foram aprovadas as nomeações de 40 dirigentes de primeiro nível (diretores e adjuntos) e, numa segunda reunião, a 29 de janeiro, receberam “luz verde” as restantes, avança o Correio da Manhã (acesso pago). Em ambos os casos, com efeitos a partir de 1 de fevereiro de 2020. Ao todo estão em causa as direções e chefias de 18 departamentos, mas há também 13 casos de acumulação de funções.
“Cerca de 90% já tinham um nível de chefia e foram reconduzidas ou nomeadas para outras funções”, explica fonte oficial da CP, referindo que se tratam de alterações no âmbito da fusão com a EMEF e que visam o “rejuvenescimento de quadros” da empresa de comboios.
Relativamente a salários, a mesma fonte esclarece que, por enquanto, ainda não estão definidas “eventuais alterações de níveis remuneratórios”, não clarificando, no entanto, se o quadro de nomeações é superior ou inferior ao anterior (CM e EMEF), nem os custos dessa restruturação.
A CP, em comunicado, garante que o “processo de restruturação está a meio” e que, “no final, o número total de chefias será inferior ao somatório das duas empresas antes da fusão” — a CP e a EMEF. Na mesma nota enviada às redações em reação à notícia do Correio da Manhã, a CP garante que “as tutelas estão a acompanhar o processo” e que “o impacto financeiro só poderá ser avaliado no final”.
(Notícia atualizada às 12h58 com a reação da CP)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
CP muda 124 diretores em apenas duas reuniões
{{ noCommentsLabel }}