CP muda 124 diretores em apenas duas reuniões

  • ECO
  • 4 Fevereiro 2020

Em apenas duas reuniões, a administração da CP fez 124 nomeações, consequência da fusão com a EMEF, que aconteceu a 1 de janeiro.

Bastaram apenas duas reuniões para a CP – Comboios de Portugal fazer 124 nomeações, entre dirigentes de primeiro e segundo nível, consequência da fusão com a Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário (EMEF), que aconteceu a 1 de janeiro. Do lado da empresa pública de correios, estas nomeações visam o “rejuvenescimento de quadros”.

Numa reunião de 17 de janeiro foram aprovadas as nomeações de 40 dirigentes de primeiro nível (diretores e adjuntos) e, numa segunda reunião, a 29 de janeiro, receberam “luz verde” as restantes, avança o Correio da Manhã (acesso pago). Em ambos os casos, com efeitos a partir de 1 de fevereiro de 2020. Ao todo estão em causa as direções e chefias de 18 departamentos, mas há também 13 casos de acumulação de funções.

“Cerca de 90% já tinham um nível de chefia e foram reconduzidas ou nomeadas para outras funções”, explica fonte oficial da CP, referindo que se tratam de alterações no âmbito da fusão com a EMEF e que visam o “rejuvenescimento de quadros” da empresa de comboios.

Relativamente a salários, a mesma fonte esclarece que, por enquanto, ainda não estão definidas “eventuais alterações de níveis remuneratórios”, não clarificando, no entanto, se o quadro de nomeações é superior ou inferior ao anterior (CM e EMEF), nem os custos dessa restruturação.

A CP, em comunicado, garante que o “processo de restruturação está a meio” e que, “no final, o número total de chefias será inferior ao somatório das duas empresas antes da fusão” — a CP e a EMEF. Na mesma nota enviada às redações em reação à notícia do Correio da Manhã, a CP garante que “as tutelas estão a acompanhar o processo” e que “o impacto financeiro só poderá ser avaliado no final”.

(Notícia atualizada às 12h58 com a reação da CP)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CP muda 124 diretores em apenas duas reuniões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião