Conselho da Diáspora: os projetos que não deve perder de vista

  • ECO
  • 20 Dezembro 2016

Esta quinta-feira reúnem-se, em Cascais, 90 conselheiros portugueses que representam o que de melhor se faz lá fora com assinatura portuguesa. E há projetos em cima da mesa.

Quando as 90 superstars portuguesas se reunirem em Cascais na manhã desta quinta-feira, há três coisas que não podem faltar em cima da mesa de discussão. É que, para 2017, há três projetos essenciais a serem preparados a todo o vapor:

  1. Conferência EurAfrican Forum, para debater as oportunidades nas relações Europa-África com sessões plenárias e keynote speakers e que pretende reunir líderes empresariais de topo europeus e africanos e Chefes de Estado de Portugal.
  2. Conferência aberta MD Anderson, sobre o tema “A Prevenção do Cancro” para discussão de doenças oncológicas e mecanismos de prevenção na saúde da população, no sistema educativo e nos profissionais do setor.
  3. Rede de mobilização da diáspora portuguesa para promoção da arte e cultura de Portugal portuguesa no mundo. O desafio será lançado a um conjunto de conselheiros no encontro anual, com plano de implementação para 2017.

Em entrevista ao ECO, o presidente do Conselho da Diáspora Filipe de Botton disse que a promoção de iniciativas de portugueses pelo mundo e a criação de contactos entre estes embaixadores de Portugal são dois dos principais objetivos desta reunião, realizada este ano pela quarta vez.

Além dos três projetos em destaque, o Conselho da Diáspora está responsável pela planificação e concretização de outros projetos, desenvolvidos ao longo do ano. Em curso estão nove projetos, relacionados com cinco grandes áreas de ação: prevenção de doença/promoção de saúde, enquadramento fiscal de finança islâmica em Portugal, inovação no mercado audiovisual em Portugal, promoção, difusão e projeção da Língua Portuguesa e higher education system.

No campo da prevenção da doença e promoção da saúde, de destacar quatro iniciativas: Aspire, de prevenção do tabagismo dirigido a crianças dos 11 aos 18 anos; Sunbatables, que visa a prevenção de melanoma dirigido a crianças dos 3 aos 5 anos; leadership training, um programa de formação a jovens médicos e equipas multidisciplinares que envolve recolha e gestão de dados; e o lung cancer early detection, dedicado à prevenção do cancro do pulmão para o setor segurador-empresas, e identificação de tissue bank and biomakers para deteção precoce da doença. Todos os projetos ligados à saúde contam com o apoio de Ronald de Pinho, Jorge Portugal, MD Anderson, DGE, DGS, CHLN e Multicare.

Filipe de Botton e Jorge Portugal lideram as equipas responsáveis pelo projeto relacionado com o enquadramento fiscal da finança islâmica e Portugal denominado “Sukuks”. A ideia do Conselho da Diáspora é propor alterações ao regulamento fiscal português que contemplem a emissão de obrigações e produtos sharia compliant. O primeiro seminário realizou-se em dezembro de 2014.

António Moreira, Irene Fonseca e Manuela Veloso encabeçam a equipa de liderança do higher education system, o projeto empenhado em identificar soluções para transformação do processo de educação em Portugal através de um plano de partilha de experiências em parceria com as principais universidades portuguesas. O projeto-piloto arranca em 2017 com um protocolo com quatro universidades.

Na manhã de quinta-feira, os conselheiros reúnem-se para trabalhar e discutir soluções e planos de ação. O programa do Conselho da Diáspora pode ser consultado aqui.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Conselho da Diáspora: os projetos que não deve perder de vista

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião