Justiça acelera investigações nos clubes para evitar prescrições

  • ECO
  • 7 Fevereiro 2020

Em causa estão cinco megaprocessos abertos por suspeitas de fraude fiscal qualificada e branqueamento de capitais ligados ao universo do futebol.

A Justiça está a acelerar as investigações dos cinco mega-inquéritos abertos pelo Ministério Público (MP) e pela Autoridade Tributária (AT) a vários negócios de transferência de jogadores nos clubes portugueses, de forma a evitar que os processos prescrevam, avança o Jornal de Notícias. Envolvidos nestes processos estão, tal como a Sábado noticiou, presidentes de clubes, agentes, empresários e empresas.

Em causa estão cinco megaprocessos abertos por suspeitas de fraude fiscal qualificada e branqueamento de capitais ligados ao universo do futebol. Entre os envolvidos está o presidente do FC Porto, Pinto da Costa, cujo processo-crime é o que se encontra numa fase mais avançada, resultado da junção de oito inquéritos iniciados em 2018/18.

O líder dos Dragões é suspeito da prática de negócios feitos há alguns anos com, pelo menos, 15 jogadores do FC Porto, tais como Jackson Martínez, Iker Casillas, Radamel Falcao, James Rodríguez, Imbula, Mangala e do português Danilo Pereira. Em causa poderá estar uma fraude de 20 milhões de euros.

Na parte da justiça comum, Rui Pinto aparece ligado a muitas destas denúncias e a forma ilegal como obteve conhecimento de determinadas informações poderá ser determinante para o não avançar das investigações, refere o Correio da Manhã (acesso pago).

O MP e o Fisco acreditam que os clubes dissimularam os montantes efetivamente gastos na contratação de vários futebolistas. Na prática, ao não pagarem o imposto devido, as SAD conseguiram fazer propostas mais atrativas aos atletas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Justiça acelera investigações nos clubes para evitar prescrições

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião