Tesouro volta à dívida de longo prazo. Vai emitir até 1.250 milhões a 14 anos

O IGCP realiza na próxima semana um duplo leilão de dívida. Quer até 1.250 milhões em obrigações do Tesouro com maturidade em 2026 e 2034.

O IGCP regressa ao mercado na próxima semana para realizar um duplo leilão de dívida de longo prazo, após a operação sindicada realizada no arranque deste ano. Quer até 1.250 milhões em obrigações do Tesouro (OT) com maturidade em 2026 e 2034.

“O IGCP vai realizar no próximo dia 12 de fevereiro pelas 10h30 dois leilões das OT com maturidade em 21 de julho de 2026 e 18 de abril de 2034, com um montante indicativo global entre 1.000 milhões e 1.250 milhões”, diz a entidade liderada por Cristina Casalinho em comunicado.

Em causa está uma emissão de OT com um prazo de seis anos e outra com maturidade daqui a 14 anos.

Trata-se da primeira vez, em 2020, que o Tesouro vai ao mercado com um leilão dívida de longo prazo. Isto depois de, em janeiro, ter angariado quatro mil milhões de euros em obrigações do Tesouro a dez anos, mas através de uma operação que contou com o apoio de um sindicato bancário.

O valor angariado nessa ocasião permitiu ao IGCP assegurar quase um quarto do total previsto para todo o ano de 2020. As necessidades de financiamento previstas pela entidade liderada por Cristina Casalinho para a totalidade do ano são 16,7 mil milhões de euros.

A ida ao mercado na próxima semana acontece num contexto em que as yields da dívida pública portuguesa se encontram próximos de mínimos históricos. A taxa de juro a dez anos fixa-se esta sexta-feira nos 0,287%, sendo os dados da Reuters. Já na maturidade a 15 anos, a mais próxima da maturidade mais alargada prevista na operação que se realiza na próxima quarta-feira, a yield portuguesa está nos 0,608%.

(Notícia atualizada às 13h27)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tesouro volta à dívida de longo prazo. Vai emitir até 1.250 milhões a 14 anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião