Fundos de pensões geriram 21,8 mil milhões em 2019

  • Lusa
  • 11 Fevereiro 2020

Os fundos de pensões geriram 21,8 mil milhões de euros em 2019, um crescimento de 12,1% face ao ano anterior, revelou o regulador do setor.

O montante gerido pelos fundos de pensões ultrapassou os 21,8 mil milhões de euros em 2019, um aumento superior em 12,1% face a 2018, divulgou a Autoridade de Supervisão dos Seguros e Fundos de Pensões (ASF).

De acordo com um comunicado da entidade presidida por Margarida Corrêa de Aguiar, que diz respeito a valores provisórios relativos a 2019, os 21,8 mil milhões de euros superam em 12,8% os 19,4 mil milhões de euros registados em 2018.

A ASF assinala também que em 2019 “extinguiram-se quatro fundos de pensões (três fechados e um PPR [plano poupança reforma]”, mas também se constituíram “três fundos de pensões abertos e quatro fundos de pensões PPR”, algo traduzido num aumento de três fundos de pensões sob gestão da ASF face a 2018.

As cinco entidades que mais volume agregaram, concentrando cerca de 80% do volume total de montantes geridos, foram a Ageas SGFP, a CGD [Caixa Geral de Depósitos] Pensões, o BPI Vida e Pensões, o GNB SGFP e a Sociedade Gestora do Banco de Portugal.

Já “no ranking dos fundos de pensões, os 25 maiores fundos representam cerca de 85% do total dos montantes geridos, continuando a destacar-se os fundos de pensões do setor bancário”, enfatiza ainda a ASF.

Nesta classificação, a liderança pertence ao fundo do grupo BCP, seguindo-se o Pessoal da Caixa Geral de Depósitos, o Banco de Portugal – Benefício Definido, o Novo Banco e o banco BPI.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fundos de pensões geriram 21,8 mil milhões em 2019

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião