Liberty com despedimentos e fecho de escritórios em Portugal
A seguradora americana anunciou que vai reduzir a dois os 16 escritórios que tem no país e cerca de 100 trabalhadores farão parte da reestruturação, dos quais 25 estão em processo de despedimento.
A Liberty Seguros vai passar por uma forte reestruturação em Portugal. Vai fechar 14 escritórios, ficando abertos apenas os de Lisboa e Porto, mas também reduzir o número de o número de colabores, com a saída de pelo menos 25, revelou o Sinapsa – Sindicato Nacional dos Profissionais de Seguros e Afins, após uma reunião entre sindicatos e a Liberty sob a mediação do Ministério do Trabalho.
Fonte da Liberty afirmou a ECOseguros:
“Esta decisão não irá implicar necessariamente a rescisão de contratos de trabalho, pois vamos procurar fornecer uma série de alternativas disponíveis para os colaboradores que possam ser impactados por estas mudanças”;
“A grande maioria dos Responsáveis e Gestores de Zona irá começar a desenvolver as suas atividades no modelo de teletrabalho, o que lhes permitirá dedicar mais tempo à aquisição de negócios e à monitorização de clientes e parceiros existentes”;
“Os Assistentes de Zona poderão ser realocados para os escritórios centrais em Lisboa ou no Porto, onde serão centralizados todos os serviços administrativos associados à área de distribuição intermediária”.
A mesma fonte da empresa afirmou ainda estar a decorrer “um período de consulta e é importante que a equipa potencialmente impactada seja a nossa prioridade neste momento”, conlcuindo que o objetivo é que “esta mudança afete o mínimo possível de colaboradores”.
A seguradora conseguiu 296 milhões de euros de prémios emitidos em 2019, o que significa uma quebra de produção de 7,5% face a 2018. Ainda assim, detém 2,4% de quota de mercado total português.
Quase metade da sua produção é obtida no ramo automóvel onde detém uma quota de 7,7% do mercado e é a sexta maior seguradora a atuar em Portugal. Também em acidentes de trabalho tem expressão relevante com 5,6% do mercado. Tem negócio reduzido no ramo Vida, com apenas 0,3% do mercado.
A companhia americana, que em 2017 tinha passado a sua sede para Espanha, numa fusão ibérica que juntou a Irlanda, está em Portugal desde 2003 quando adquiriu a seguradora Europeia ao Crédit Suisse.
(Notícia atualizada às 17:46)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Liberty com despedimentos e fecho de escritórios em Portugal
{{ noCommentsLabel }}