Crédito ao consumo não pára de subir. Atingiu recorde de 7,6 mil milhões em 2019

Os bancos e as financeiras concederam perto de 7,6 mil milhões de euros em empréstimos para consumo, em 2019 Trata-se de um novo máximo de mais de seis anos.

O recurso ao crédito ao consumo voltou a aumentar em 2019. Os bancos e as financeiras disponibilizaram perto de 7,6 mil milhões de euros em empréstimos com esse fim. Trata-se da fasquia mais elevada desde pelo menos os últimos seis anos. Automóvel foi o único em que o crédito travou.

De acordo com o Banco de Portugal, os portugueses foram buscar à banca e às financeiras 667,95 milhões de euros em empréstimos para consumo no último mês do ano passado. Este montante corresponde a uma subida de 1,6% face aos 657,4 milhões de euros que se tinham verificado no mês anterior e de 7,1% comparativamente a dezembro de 2018.

Face ao valor registado no último mês de dezembro, o total de crédito ao consumo concedido em 2019 ascende assim a 7.590,1 milhões de euros. Trata-se do montante anual mais elevado pelo menos desde 2013, ano a que remonta o início do histórico do Banco de Portugal. Comparativamente a 2018, o aumento é de 3,2%.

Crédito ao consumo em máximos de seis anos

Fonte: Banco de Portugal

Os níveis de concessão de crédito para consumo registados no ano passado atestam a maior disponibilidade dos portugueses em recorrer ao crédito, num contexto de melhoria das perspetivas económicas. Mas essa situação já motivou também a preocupação do Banco de Portugal que decidiu recentemente alargar o âmbito da medida macroprudencial que incide sobre o crédito às famílias e que visa prevenir situações de sobreendividamento. Neste âmbito, recomendou que os bancos limitem a sete anos a maturidade do crédito pessoal, bem como cortou o valor que as instituições de crédito devem conceder a clientes com taxas de esforço mais elevadas.

O crédito pessoal foi precisamente a finalidade que mais contribuiu para o volume total dos empréstimos para consumo concedidos no ano passado. Foram disponibilizados 3.364 milhões de euros em outros créditos pessoais, categoria onde se incluem aqueles que não têm finalidade específica e que são habitualmente utilizados para aquisição de artigos para o lar, eletrodomésticos ou férias, por exemplo. Esse valor representou um aumento de 9,61% face ao verificado no ano anterior. Correspondeu ainda a 44% de todo o crédito ao consumo disponibilizado no ano passado.

À exceção do automóvel, que travou, as restantes finalidades de crédito ao consumo também registaram aumentos do nível de concessão.

No caso dos créditos pessoais para educação, saúde, energias renováveis e locação financeira de equipamentos, o aumento foi de 32,2%, para 114,6 milhões de euros. No caso dos cartões de crédito, foram disponibilizados quase 1.121 milhões de euros, 3,85% acima do valor do ano anterior.

Menos vendas de carros novos travam crédito automóvel

Já os quase 2.991 milhões de euros disponibilizados em crédito automóvel no ano passado correspondem a uma quebra de 4,14% face ao registado em 2018. De salientar que essa redução se inseriu num ano marcado por uma quebra das vendas de carros novos em Portugal, a primeira em sete anos.

De forma desagregada, foi mesmo o financiamento de carros novos que travou. Para locação financeira e ALD deste tipo de viaturas foram concedidos perto de 320 milhões de euros, menos 13,58% que em 2018. Nos empréstimos com reserva de propriedade a quebra foi de 11,06%, para um total de quase 648 milhões de euros.

No crédito com reserva de propriedade para carros usados, o valor manteve-se quase inalterado (-0,16%), com um total de 1.914,5 milhões de euros disponibilizados em 2019. No caso da locação financeira e ALD de usados registou-se um aumento de 5,46%, com um total de 108,4 milhões de euros concedidos em 2019.

(Notícia atualizada às 12h17 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Crédito ao consumo não pára de subir. Atingiu recorde de 7,6 mil milhões em 2019

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião