Vermelho domina bolsas europeias. Galp cai 1,5% e penaliza Lisboa

A tentarem posicionar-se entre a época de resultados e o impacto do surto de coronavírus na economia, os investidores mostram esta terça-feira um sentimento negativo.

O sentimento negativo domina as principais praças europeias com o relançar dos receios ao surto de coronavírus. A sessão é de correção, no dia em que as bolsas de Wall Street voltam à normalidade após o feriado. Em Lisboa, é a época de resultados que está a determinar as perdas.

O PSI-20 perde 0,80% para 5.372,50 ponto, com a Corticeira Amorim a liderar as perdas. A cotada tomba 1,67% para 10,62 euros, enquanto outros pesos pesados penalizam o índice. É o caso do BCP, da Nos ou das papeleiras Altri, Navigator e Semapa.

Mas é a energia que está em particular destaque. Por um lado, a Galp Energia desvaloriza 1,59% para 13,90 euros após ter apresentada contas antes da abertura do mercado. O resultado líquido situou-se em 389 milhões de euros no ano passado, o que representa uma quebra de 47% face aos 741 milhões registados no ano anterior (considerando o novo método contabilístico comparável). Face ao método anterior (que não tem em conta a flutuação do preço do petróleo), a queda teria sido de apenas 21%.

Por outro, o grupo EDP trava as perdas. A casa mãe ganha 0,50% para 4,84 euros e a eólica avança 0,16% para 12,84 euros. Já os CTT — que preparam uma operação de rebranding — valorizam 0,91% para 2,868 euros.

“Esta semana será particularmente intensa para a bolsa nacional, com vários membros do PSI-20 a divulgarem as suas contas trimestrais. Para além da Galp, que publicou hoje [terça-feira] os seus resultados, a EDP Renováveis, a EDP, a Jerónimo Martins e o BCP (quinta-feira), a Sonae Capital e a NOS (sexta-feira) irão publicar os seus resultados”, lembram os analistas do PSI-20.

Lá fora, também são as contas e os updates estratégicos a centrarem atenções, em especial nos setores tecnológico e bancário. O banco britânico HSBC apresentou resultados abaixo do esperado e anunciou desinvestimento numa série de geografias para cortar custos.

Por outro lado, a Apple fez um profitwarning, dizendo que a epidemia de coronavírus deverá afetar o volume de negócios para o segundo trimestre, levando a que a meta de receitas não seja atingida. Neste cenário, o vermelho domina as principais bolsas, com o índice pan-europeu Stoxx 600 e o francês CAC 40 a perderem 0,7%, o alemão DAX a recuar 0,9% e o espanhol IBEX 35 a ceder 0,5%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vermelho domina bolsas europeias. Galp cai 1,5% e penaliza Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião