Mega fusão na banca italiana. Intesa Sanpaolo quer comprar UBI por 4,9 mil milhões

  • ECO
  • 18 Fevereiro 2020

A fusão irá criar o sétimo maior grupo bancário. O foco da instituição financeira que resulte da operação será gestão de riqueza e seguros, acumulando mais de 1,1 biliões em ativos sob gestão.

O banco italiano Intesa Sanpaolo lançou uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) para comprar o rival Unione di Banche Italiane (UBI) naquele que poderá ser um dos maiores negócios de fusões e aquisições (M&A, na sigla em inglês) na banca europeia desde a crise financeira. A oferta hostil prevê o pagamento de 4,9 mil milhões de euros, segundo avança a Bloomberg (acesso condicionado, conteúdo em inglês).

Caso a OPA avance, os acionistas do UBI poderão receber 17 novas ações do Intesa por cada dez títulos que têm do UBI. O negócio avalia o UBI em 4,25 euros por ação, quase 22% acima dos 3,49 a que o banco negociava na bolsa de Milão antes do anúncio. Em reação ao lançamento da OPA, as ações dispararam e já ultrapassaram o valor da oferta, atingindo os 4,27 euros.

Segundo o Intensa, a fusão irá criar o sétimo maior grupo bancário em termos de ativos. O foco da instituição financeira que resulte da operação será gestão de riqueza e seguros, acumulando em conjunto mais de 1,1 biliões de euros em ativos sob gestão. A meta é atingir seis mil milhões de euros em lucros, em 2022.

“O setor bancário está a caminhar para a consolidação nos próximos anos. É do interesse do Intesa alcançar dimensão que lhe permita competir a nível europeu“, disse o banco, num comunicado citado pela Bloomberg. Acrescentou que o objetivo é concluir, até ao final do ano, a transação e retirar o UBI de bolsa.

UBI dispara em bolsa

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mega fusão na banca italiana. Intesa Sanpaolo quer comprar UBI por 4,9 mil milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião