Fraudes no SNS levam a novo aumento de detenções em 2019

  • ECO
  • 19 Fevereiro 2020

No ano passado, a PJ deteve 11 pessoas e fez 49 buscas. Foram constituídos 101 arguidos. Fraudes no SNS já custaram ao Estado milhões de euros.

A Polícia Judiciária deteve, no ano passado, 11 pessoas, fez 49 buscas e foram constituídos 101 arguidos em processos de fraude contra o Sistema Nacional de Saúde (SNS). O número de detidos e de arguidos voltou a subir no ano passado, sendo que o maior caso aconteceu numa farmácia em Sintra, revela o Diário de Notícias (acesso pago).

O esquema — levado a cabo por cinco pessoas entre os 49 e os 79 anos — passava por descolar vinhetas médicas de receitas já aviadas para as reutilizar em medicamentos comparticipados a 100%. Segundo a estimativa da PJ, a burla terá lesado o Estado em um milhão de euros. Mas este não é caso único. Receitas falsas, revendas de medicamentos, utilização indevida do nome de centenas de utentes ou cheques-dentista já custaram ao Serviço Nacional de Saúde milhões de euros.

O DN aponta ainda que, entre 2010 e 2014, foram realizadas diversas operações de combate à fraude no SNS e abertos vários processos criminais e que, depois disso o número de detenções e buscas diminuiu. Contudo, no ano passado voltou a aumentar. A título de exemplo, jornal aponta que em 2014 foram detidas 21 pessoas e realizadas 140 buscas, ao passo que em 2018 foram detidas apenas duas detenções e realizadas 32 buscas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fraudes no SNS levam a novo aumento de detenções em 2019

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião