Bruxelas cria incentivos para mais inteligência artificial nas PME. Linha de 100 milhões alargada em 2021

As pequenas e médias empresas (PME) precisam de incentivos para adotarem mais tecnologias de inteligência artificial nos seus negócios. Há 100 milhões em financiamento previsto já para este ano.

A Comissão Europeia quer criar incentivos para que as pequenas e médias empresas “compreendam e adotem” tecnologias ligadas à inteligência artificial nos seus negócios. Para isso, conta com a linha piloto de 100 milhões de euros para financiar “desenvolvimentos inovadores” nesta área, que deverá ser reforçada já no próximo ano.

No white paper sobre inteligência artificial divulgado esta quarta-feira, no qual a Comissão Europeia apresenta um plano de ação para garantir que a tecnologia é desenvolvida com integridade e mais transparência, Bruxelas refere que “também é importante garantir que as PME podem aceder e usar inteligência artificial”.

Para tal, a Comissão Europeia e o Fundo Europeu de Investimento já tinham anunciado “um esquema piloto de 100 milhões de euros no primeiro trimestre de 2020 para financiar desenvolvimentos inovadores na inteligência artificial”. Contudo, a ideia é, depois, acelerar este programa a partir do próximo ano, através do programa InvestEU, assume agora Bruxelas no documento.

Mas não é tudo. Bruxelas quer que sejam instalados polos digitais altamente especializados em inteligência artificial em todos os países da União Europeia, garantindo que “pelo menos um polo de inovação digital por Estado-membro tenha um alto grau de especialização em inteligência artificial”, sublinha no mesmo plano de ação.

“As PME e as startups vão precisar de acesso a financiamento para adaptarem os seus processos ou para inovarem através da inteligência artificial”, assume a Comissão Europeia, que apresentou esta quarta-feira uma série de iniciativas para fomentarem a transição digital do bloco. O plano foi chamado de “Moldar o futuro digital da Europa”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bruxelas cria incentivos para mais inteligência artificial nas PME. Linha de 100 milhões alargada em 2021

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião