Sugestões para a nova estratégia do BCE? Lagarde quer ouvir os cidadãos do euro

  • Lusa
  • 24 Fevereiro 2020

Christine Lagarde vai iniciar os eventos de interação do Eurosistema com os cidadãos da área do euro em que estes são convidados a apresentar as ideias e comentários através da internet.

O Banco Central Europeu (BCE) indicou esta segunda-feira vai iniciar os eventos de interação do Eurosistema com os cidadãos da área do euro em que estes são convidados a apresentar as ideias e comentários através da internet.

O evento “O BCE escuta” dirigido à sociedade civil terá lugar em 26 de março em Bruxelas e será presidido pela presidente do BCE, Christine Lagarde, refere o banco central em comunicado.

“O BCE e os 19 bancos centrais nacionais da área do euro, que, em conjunto, formam o Eurosistema, convidam os cidadãos e as organizações da área do euro a apresentar ideias e comentários sobre a forma como o banco central conduz a política monetária ao abrigo do Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia”, refere num comunicado hoje divulgado.

O BCE explicou também que preparou uma secção dedicada a esta matéria no seu sítio na internet, no qual explica o processo de reexame da estratégia e disponibiliza um formulário, através do qual os cidadãos podem apresentar propostas e comentários nas línguas da área do euro.

Na sequência do evento em Bruxelas, com Christine Lagarde, seguir-se-ão outros eventos de interação do Eurosistema com o público, organizados pelos bancos centrais nacionais.

Falando sobre o evento “O BCE escuta”, Lagarde disse, citada no comunicado, que o supervisor quer “ouvir os pontos de vista, as expectativas e as preocupações do público com abertura de espírito”.

O BCE lançou o reexame da estratégia em 23 de janeiro com o objetivo de ouvir as ideias e comentários de um público tão alargado quanto possível e de perceber melhor o modo como outras considerações – designadamente a estabilidade financeira, o emprego e a sustentabilidade ambiental – podem ser relevantes na prossecução do seu mandato.

O BCE vai organizar ainda eventos onde serão ouvidos especialistas do mundo académico, começando com a conferência “ECB and its Watchers”, que se realizará em 24 de março em Frankfurt.

Adiantou também que vai manter também o “diálogo permanente” com o Parlamento Europeu.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sugestões para a nova estratégia do BCE? Lagarde quer ouvir os cidadãos do euro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião