Jerónimo Martins proíbe viagens à Ásia. Retalhistas dizem estar preparadas para o covid-19
Viagens proibidas, teletrabalho, regras de higiene específicas, formação e protocolos internos. Estas são algumas das medidas das empresas de distribuição face ao aumento de casos de coronavírus.
Algumas das maiores empresas de distribuição em Portugal — Jerónimo Martins, Sonae, Lidl e Mercadona — e que operam também noutros países do mundo, garantem estar atentas às questões relativas ao coronavírus covid-19. Nas retalhistas, as medidas vão desde a proibição de viagens, na Jerónimo Martins, à implementação de medidas de higiene que previnam o contágio pelo vírus.
A dona do Pingo Doce, em resposta ao aumento de casos de covid-19, já proibiu os trabalhadores de fazer viagens à Ásia. Por outro lado, os trabalhadores que regressarem de um país considerado de foco, como Itália, são aconselhados a trabalhar a partir de casa. Nos três países em que o grupo Jerónimo Martins opera — Portugal, Polónia e Colômbia — não há casos confirmados de coronavírus, mas a empresa garante estar a seguir as recomendações das autoridades de saúde.
“Desde o início da crise do coronavírus”, que começou na China no final do ano passado, já matou 2.763 pessoas e infetou mais de 81 mil em todo o mundo, “as viagens profissionais à Ásia foram proibidas, tendo-se desaconselhado também as viagens a título pessoal. Uma vez que Itália é agora considerado um país foco, os colaboradores que regressam deste ou de qualquer país considerado de foco, devem ficar a trabalhar de casa até terminar o período considerado necessário para garantir que a pessoa não está infetada”, explica fonte oficial da retalhista ao ECO. “Foi, ainda, partilhada com os colaboradores informação sobre a propagação do vírus e os comportamentos preventivos a adotar“, acrescenta a mesma fonte.
Também o Lidl, que opera em 30 países, garante estar a “planear diversos cenários nos países onde está presente” para garantir que “as operações em entreposto e lojas estão asseguradas mesmo em circunstância especiais”, refere a empresa em comunicado. “Estamos a acompanhar o desenvolvimento da situação em cada país e, caso necessário, tomaremos as medidas necessárias para proteger colaboradores e clientes, em conjunto com autoridades nacionais e locais”, adianta ainda.
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A retalhista alimentar do grupo Schwarz já informou igualmente os trabalhadores de eventuais restrições em viagens, “assegurando que todas as medidas de higiene estão a ser cumpridas“.
Para responder ao avanço do coronavírus, também a Sonae “tem o seu plano de contingência preparado, e as suas medidas serão ativadas de acordo com o nível de risco concreto, quando e assim que se justifique”, avança fonte do grupo português à revista Pessoas. A dona das marcas Continente, Well’s, Maxmat e Go Natural garante que todas as suas empresas “estão a acompanhar atentamente a questão, nomeadamente as posições tomadas quer pelas organizações internacionais responsáveis, designadamente OMS e ECDC, quer pela Direção Geral de Saúde portuguesa”, acrescenta.
Na Mercadona, cadeia de supermercados de espanhola que entrou em Portugal o ano passado, “os serviços médicos de prevenção da Mercadona têm protocolos internos” e, por isso, a empresa não especifica os detalhes destas medidas.
Ainda assim, fonte oficial da retalhista assegura: “É nossa obrigação e responsabilidade estar em permanente contacto com as autoridades de saúde para seguir as instruções que nos indiquem”, sublinha ao ECO a retalhista. Em Espanha, já há casos confirmados nas ilhas Canárias, Madrid, Barcelona, Catalunha e Castéllon.
Isolamento, higiene e teletrabalho, aconselha DGS
Esta quinta-feira, a Direção-Geral de Saúde deixou recomendações específicas para as empresas, entre elas a necessidade de ter zonas de isolamento, regras de higiene específicas, evitar reuniões em sala e aconselhar os trabalhadores a ficar em casa, caso tenham viajado recentemente. Como alternativa, a DGS sugere reuniões por videoconferência e o reforço dos dispositivos tecnológicos de comunicação e informação.
A DGS alerta para a possibilidade de as empresas terem de se preparar para a ausência de grande parte da força laboral devido a doença. As empresas devem ainda disponibilizar equipamentos como máscaras e material desinfetante, que devem ser colocados em sítios estratégicos nos espaços de trabalho.
A epidemia tem feito tremer os mercados e tem colocado em alerta alguns setores, como o setor têxtil e das marcas de luxo. No setor têxtil, o coronavírus já ameaçou com total paralisação, já que 85% de toda a roupa consumida na Europa advém da China. De acordo com a Associação Nacional das Industrias de Vestuário e Confeção (ANIVEC), esta epidemia vem acentuar uma Europa já “desequilibrada”, principalmente para as exportações, que têm vindo a sofrer com a guerra comercial entre EUA e China e com a saída do Reino Unido da UE.
Em França, o vírus já matou duas pessoas, a segunda confirmada esta quarta-feira. Na Europa, Itália continua a ser o país mais afetado, com 12 mortes confirmadas, e a preocupação concentra-se nas regiões da Lombardia e Veneto, onde já encerraram escolas, universidades, e desaconselham-se grandes ajuntamentos em locais públicos. Também já há casos confirmados na Grécia, Áustria, Suíça e Croácia e, esta quinta-feira, foi também confirmado o primeiro caso na América latina, no Brasil. Portugal continua imune ao vírus.
Em Portugal, a DGS registou 25 casos suspeitos de infeção e o único português infetado pelo novo vírus é um tripulante de um navio de cruzeiros que foi internado num hospital da cidade japonesa de Okazaki, a sudoeste de Tóquio.
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