Endividamento de empresas, famílias e Estado acima de 719 mil milhões de euros

  • Margarida Peixoto
  • 22 Dezembro 2016

O endividamento do setor não financeiro até recuou 500 milhões de euros em outubro. Mesmo assim, continua acima dos 719 mil milhões de euros, revela o Banco de Portugal.

Empresas, famílias e Estado acumulavam, em outubro, dívidas no valor total de mais de 719 mil milhões de euros. E este número até está ligeiramente abaixo do que tinha sido registado em setembro, revelou esta quinta-feira o Banco de Portugal.

O setor não financeiro acumula um endividamento de 719.790,9 milhões de euros, dos quais 310 mil milhões dizem respeito ao setor público e 409,8 mil milhões ao setor privado. Em setembro, o endividamento total era cerca de 500 milhões de euros mais elevado, tendo atingido os 720,3 mil milhões de euros.

Para a redução do endividamento, o setor público contribuiu com uma quebra de 400 milhões de euros e o privado com os restantes 100 milhões. No caso do setor público, explica a nota do Banco de Portugal, a redução do endividamento conseguiu-se através de uma diminuição do endividamento externo, por contrapartida do aumento do recurso às próprias administrações públicas, ao setor financeiro e aos particulares.

Já no caso do setor privado, o comportamento foi precisamente o inverso: a redução verificou-se no recurso a fontes domésticas de financiamento (bancos), por contrapartida do recurso ao endividamento externo.

Tendo em conta que só há apuramento trimestral do PIB, estes números não permitem atualizar ainda o peso do endividamento da economia não financeira no PIB. Segundo o Banco de Portugal, no terceiro trimestre esse peso era de 392,5%.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Endividamento de empresas, famílias e Estado acima de 719 mil milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião