Bloco de Esquerda acusa banca de fazer chantagem com o Parlamento por causa do travão às comissões
A deputada do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua acusou os bancos de "não terem pudor" em ameaçar o Parlamento com uma onda de despedimentos e fecho de balcões caso o Parlamento trave comissões.
“Chantagem”. Foi esta a palavra usada pela deputada do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua, para classificar a posição da banca relativamente às propostas entregues no Parlamento por vários partidos, que visam colocar um travão a várias comissões da banca, como no MB Way e no crédito. A APB emitiu um comunicado em que lança a possibilidade de existirem mais despedimentos e encerramentos de balcões em resultado de um eventual travão às comissões.
“Os bancos não têm sequer pudor em ameaçar o Parlamento com uma onda de despedimentos e fecho de balcões”, disse a deputada bloquista, depois de salientar o recente anúncio de mais uma injeção do Fundo de Resolução no Novo Banco, logo no arranque da sua intervenção inicial.
Mariana Mortágua disse ainda que “durante mais de uma década a banca viveu como quis” e que “é inaceitável que os bancos venham reclamar” agora da vontade do Parlamento pretender colocar um travão a várias comissões bancárias.
Em cima da mesa do Parlamento estão 11 propostas legislativas do Bloco de Esquerda, PCP, PS PAN e PSD que serão sujeitas a votação na generalidade no fim da sessão desta quinta-feira.
A maioria das propostas visa colocar um travão a um conjunto de comissões bancárias aplicadas pelos bancos nos serviços prestados aos clientes. A limitação ou proibição da cobrança das comissões no MB Way, reúne a maior consonância entre os partidos à esquerda. Também há várias propostas no sentido de limitar ou mesmo garantir a gratuitidade da emissão de alguns documentos associados aos contratos de crédito: distrates ou emissões de declarações de dívida.
“Não cederemos às chantagens e pressões da banca“, rematou a deputada bloquista no final da sua intervenção inicial.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Bloco de Esquerda acusa banca de fazer chantagem com o Parlamento por causa do travão às comissões
{{ noCommentsLabel }}