“Presidente do Tribunal da Relação de Lisboa tem de se demitir”, diz Marques Mendes

Marques Mendes diz que o "Conselho Superior da Magistratura tem de tranquilizar as pessoas", sob pena de se perder a confiança na justiça.

Luís Marques Mendes defende que o atual presidente da Relação de Lisboa, Orlando Nascimento, que sucedeu ao ex-presidente daquele tribunal, Luís Vaz das Neves, “tem de se demitir” perante as suspeitas de corrupção na distribuição dos processos.

“A distribuição de processos num tribunal é feita por sorteio”, começou por lembrar o comentador, na SIC. “Num processo em que o juiz Rui Rangel até tinha interesse, houve combinação entre o anterior presidente do Tribunal da Relação de Lisboa e o atual presidente“, salientou Marques Mendes, apontando para as notícias dadas pelo Expresso e o Público.

Marques Mendes diz que “há aqui suspeita de corrupção”, uma vez que se havia interesse em que o juiz sorteado fosse um, também haveria interesse no resultado desse julgamento.

Neste sentido, depois de lembrar que Vaz das Neves já foi constituído arguido, o comentador diz que o “atual presidente [da Relação de Lisboa] tem de demitir-se. Não pode dirigir um Tribunal alguém que dá um exemplo deplorável”, atira.

Mendes alerta que perante este caso, o “Conselho Superior da Magistratura tem de tranquilizar as pessoas”, alertando há o risco de as pessoas deixarem de acreditar na justiça. “Há já quem diga que há mais casos em mais tribunais”, alertou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Presidente do Tribunal da Relação de Lisboa tem de se demitir”, diz Marques Mendes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião