Juízes querem demissão de presidente do Tribunal da Relação de Lisboa

  • ECO
  • 2 Março 2020

Orlando Nascimento, atual presidente da Relação de Lisboa, é um dos investigados na operação Lex. "O caminho mais honroso para ele seria apresentar a sua demissão", diz fonte do Tribunal da Relação.

Os juízes do Tribunal da Relação de Lisboa querem que o seu presidente, Orlando Nascimento, se demita no seguimento das suspeitas de irregularidades na distribuição de processos em que este está envolvido, apurou o Correio da Manhã (acesso condicionado).

“O desembargador tem de compreender que está a colocar em causa a imagem do Tribunal [da Relação de Lisboa]. O caminho mais honroso para ele seria apresentar a sua demissão, se entretanto não for afastado pelo Conselho Superior de Magistratura”, disse ao Correio da Manhã fonte do Tribunal da Relação de Lisboa, que pediu para não ser identificada.

O atual presidente do Tribunal da Relação de Lisboa estará a ser investigado num processo autónomo, que resultou de uma certidão extraída da Operação Lex.

A mesma fonte avançou, ainda, que o ambiente no TRL é “muito pesado”. Não só pelas suspeitas que envolvem Orlando Nascimento, mas também Vaz das Neves, seu antecessor na presidência do tribunal, que foi constituído arguido na Oepração Lex, , uma vez que foi considerado cúmplice de Rui Rangel em crimes de corrupção e abuso de poder relacionadas com a distribuição eletrónica de processos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Juízes querem demissão de presidente do Tribunal da Relação de Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião