Volkswagen vai ficar com totalidade da Audi

  • Lusa
  • 2 Março 2020

A Volkswagen quer controlar a totalidade da Audi, onde atualmente tem uma participação de 99,64%. Para isso, planeia comprar os restantes 0,36% que ainda não detém.

A fabricante de automóveis Volkswagen planeia controlar a totalidade das ações da Audi, onde atualmente tem uma participação de 99,64%, para “reforçar o papel da Audi dentro do grupo”, foi anunciado esta segunda-feira.

De acordo com a agência de notícias EFE, a Volkswagen decidiu “reforçar o papel da Audi dentro do grupo” e quer que a marca assuma a liderança na investigação e desenvolvimento tecnológico do grupo alemão. Para tal, a Volkswagen vai levar a cabo uma expulsão de acionistas minoritários de acordo com a lei alemã de sociedades anónimas, para comprar 0,36% das ações da Audi cotadas em bolsa que ainda não estão na sua posse.

A operação será aprovada na assembleia-geral da Audi deste ano, que já esteve agendada para 14 de maio, mas será adiada para uma data a determinar, em julho ou agosto. O presidente do Conselho de Administração da Volkswagen e também presidente do Conselho de Supervisão da Audi, Herbert Diess, afirmou, em comunicado citado pela EFE, que as duas marcas estão a unir forças para um posicionamento competitivo.

Também o ainda presidente executivo da Audi, Bram Schot, que será substituído por Markus Duesmann no início de abril, reiterou que “a nova estrutura reforçará o papel da Audi dentro do grupo”.

A Audi vai continuar a ser uma sociedade anónima, mantendo, assim, uma forma jurídica compatível com o mercado de capitais. “Como representante dos funcionários da Audi, lutámos e alcançámos esse objetivo”, salientou o presidente do comité da empresa, Peter Mosch, que lembrou que a marca permanecerá independente dentro do grupo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Volkswagen vai ficar com totalidade da Audi

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião