Tutela “está a trabalhar” para que orientações da DGS sobre Covid-19 cheguem às escolas, diz ministro

  • Lusa
  • 3 Março 2020

O ministro da Educação referiu que a DGS tem lançado "indicações muito claras em relação ao que a população tem de fazer” e “as escolas não são exceção”.

O ministro da Educação disse esta terça-feira que a tutela continua a trabalhar para que as orientações da Direção-Geral de Saúde (DGS) sobre o novo coronavírus cheguem às escolas, sem especificar se estas têm autonomia para tomar medidas sobre eventuais casos.

“Estamos a seguir todas as indicações DGS para apetrechar as escolas com a melhor informação. Continuamos a trabalhar para que orientações da DGS cheguem à escola”, disse Tiago Brandão Rodrigues em declarações aos jornalistas no Porto, antes da Sessão de Abertura da 3.ª Conferência do Fórum Permanente para as Competências Digitais – INCoDe.2030

O ministro referiu que “a DGS tem lançado indicações muito claras em relação ao que a população tem de fazer” e “as escolas não são exceção”.

“Continuaremos a trabalhar com a DGS para chegar com a melhor informação técnica e científica e informar com clareza as nossas escolas relativamente ao que fazer, como fazer e quando fazer sobre Covid-19”, afirmou o governante.

Tiago Brandão Rodrigues foi questionado sobre a autonomia das escolas perante o novo coronavírus, que provoca a doença designada de Covid-19, devido ao caso de uma escola em Vieira do Minho que, na segunda-feira, mandou para casa durante uma semana dois alunos, irmãos, depois de um deles ter estado em Milão.

Contactado pela Lusa, o presidente da Câmara, António Cardoso, disse que a escola “fez o que tinha a fazer” e elogiou o facto de não ter sido criado “um alarmismo desnecessário” junto de todos os pais.

“Não há qualquer sintoma [do novo coronavírus] nem há nada. As crianças foram aconselhadas a irem para casa uma semana, os pais aceitaram e, felizmente, tudo está a correr normalmente”, acrescentou o autarca. Em causa está a Escola Básica Domingos de Abreu, que conta com mais de 300 crianças, entre pré-primária e 1.º ciclo.

A epidemia do novo coronavírus que teve origem na China, já infetou 90.663 em todos os continentes, das quais morreram 3.124, segundo dados atualizados esta manhã pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças. A Direção-Geral da Saúde (DGS) confirmou os dois primeiros casos de infeção em Portugal, um homem de 60 anos e outro de 33, internados em hospitais do Porto.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tutela “está a trabalhar” para que orientações da DGS sobre Covid-19 cheguem às escolas, diz ministro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião