FMI diz que crescimento mundial em 2020 será inferior ao de 2019 por causa do Covid-19

  • Lusa e ECO
  • 4 Março 2020

O Fundo Monetário Internacional admitiu esta quarta-feira que o crescimento mundial em 2020 poderá ser inferior ao de 2019, mas adianta que é "difícil prever quanto".

O crescimento mundial será inferior em 2020 ao de 2019 devido ao impacto da epidemia do novo coronavírus, mas é “difícil prever quanto“, afirmou esta quarta-feira a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva.

A dirigente do FMI, que falava numa conferência de imprensa conjunta com David Malpass, seu homólogo do Banco Mundial, considerou que o contágio que atinge os circuitos de oferta e a procura “exige uma resposta a nível mundial”.

Em janeiro, o FMI previa para 2020 um crescimento de 3,3%, acima dos 2,9% de 2019.

Os 189 países-membros do FMI prometeram esta quarta-feira dar “todo o apoio necessário para limitar o impacto” da epidemia, em particular nos países mais vulneráveis, após uma teleconferência do comité monetário e financeiro internacional do Fundo.

“Pedimos ao FMI para utilizar todos os instrumentos financeiros à sua disposição para ajudar os países-membros que necessitem“, refere um comunicado, no qual se diz também que há “confiança” em poder ultrapassar a crise e “restaurar o crescimento”.

Também a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) reviu em baixa a previsão para o crescimento global por causa dos coronavírus. Em vez dos 2,9% antecipados em novembro, o mundo só deverá crescer 2,4% este ano, ou seja menos 0,5 pontos percentuais do que o esperado. A Zona Euro, por seu lado, deverá apresentar um crescimento inferior a 1%, prevê a organização liderada por Angel Gurría.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

FMI diz que crescimento mundial em 2020 será inferior ao de 2019 por causa do Covid-19

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião