TAP suspende mais 2.500 voos por causa do coronavírus. Na semana passada tinham sido mil

Depois de ter cancelado 1.000 voos devido ao surto de coronavírus, a TAP anuncia agora o cancelamento de outras 2.500 viagens. Alterar data ou destino dos voos não terá custos.

Depois de, na semana passada, ter cancelado 1.000 voos devido ao surto de coronavírus, a TAP anuncia agora o cancelamento de outras 2.500 viagens. Novamente, estas medidas justificam-se com a “quebra nas reservas para os próximos meses”. Para tranquilizar os clientes, a companhia aérea vai permitir alterar a data ou o destino dos voos comprados durante este mês, sem quaisquer custos.

Esta redução total de 3.500 voos equivale a “7% dos voos programados em março, 11% em abril e 19% em maio”, refere a TAP, em comunicado. “Estas medidas justificam-se pela quebra nas reservas de viagens para os próximos meses que se tem verificado nos últimos dias”.

Estes novos cancelamentos afetam, sobretudo, “cidades nas regiões mais afetadas, sobretudo Itália”, mas contemplam ainda outros mercados europeus, como Espanha e França, “que mostram maiores quebras da procura”, e ainda alguns voos intercontinentais. A companhia aérea diz que vai contactar todos os passageiros afetados por estes cancelamentos, de forma a serem encontradas “as melhores opções e alternativas”.

De forma a garantir uma “maior flexibilidade e tranquilidade” aos clientes, a TAP está a permitir, desde ontem, que os passageiros alterem a data ou o destino dos voos marcados — para bilhetes comprados entre 8 e 31 de março –, sem quaisquer custos ou taxas. Esta isenção deixa de fora, contudo, as tarifas discount, refere a companhia aérea, sendo que o pedido de alteração da viagem tem de ser feito, no mínimo, 21 dias antes da partida.

Para a empresa, a prioridade é a “proteção da saúde dos seus trabalhadores e passageiros” e, para isso, diz estar a trabalhar com várias entidades, como por exemplo a Direção-Geral de Saúde (DGS) e a Organização Mundial de Saúde (OMS). Além disso, a TAP “ativou, desde o início do surto, o seu plano de contingência, que contempla todas as recomendações e procedimentos ditados pelas autoridades de saúde nacionais e internacionais”.

Coronavírus afeta também outras companhias aéreas

A TAP não foi a única companhia aérea a anunciar a suspensão de voos devido aos efeitos do coronavírus. Os primeiros cancelamentos foram anunciados pela easyJet, que decidiu cancelar alguns voos com saída e destino para Itália, país que está a registar um número bastante elevado de casos. À companhia britânica seguiu-se a Ryanair, que depois de ter cancelado até 25% dos voos durante três semanas, anunciou esta segunda-feira novos cancelamentos, consequência das imposições do Governo italiano.

“A Ryanair anunciou hoje novos cancelamentos na sua programação de voos de/para Itália, e dentro do território italiano, devido ao bloqueio de viagens imposto pelo Governo italiano, durante o passado fim-de-semana de/para a zona laranja no norte da Itália, além das restrições impostas por vários países da União Europeia que restringem os voos de/para o norte de Itália com efeito imediato“, referiu a empresa irlandesa, em comunicado.

Também esta segunda-feira, em comunicado, a Emirates anunciou uma nova política para facilitar reservas e cancelamentos de voos, disponibilizando uma maior escolha e flexibilidade para alteração e reagendamento de voos sem penalizações. Assim como a TAP, incluídos estão os bilhetes emitidos até 31 de março, e as alterações podem ser feitas para qualquer data dentro de um período de 11 meses na mesma classe de reserva.

(Notícia atualizada às 17h36 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

TAP suspende mais 2.500 voos por causa do coronavírus. Na semana passada tinham sido mil

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião