Aramco aumenta produção diária de petróleo em 25,5% a 1 de abril
A petrolífera saudita Aramco anunciou aos mercados um aumento de 25,5% na produção de petróleo para 12,3 milhões de barris por dia a partir de abril.
A petrolífera saudita Aramco anunciou que vai aumentar em 25,5% a produção para 12,3 milhões de barris de petróleo por dia a partir de 1 de abril, contra os 9,8 milhões de barris atualmente.
Num comunicado enviado à bolsa da Arábia Saudita, a Aramco, maior exportadora de petróleo do mundo, indica também que “a companhia espera que esta decisão tenha um efeito financeiro positivo a longo prazo”.
Riade já reduziu o preço do petróleo saudita a partir de 1 de abril, em resposta ao fracasso das negociações entre a Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e a Rússia para concluir um acordo sobre reduções adicionais da produção e e estímulo dos preços devido à epidemia do novo coronavírus.
A decisão saudita, que fez cair os preços do petróleo, provocou na segunda-feira o pânico nos mercados financeiros em todo o mundo.
A Arábia Saudita afirma que tem capacidade de produção de 12 milhões de barris por dia, mas é difícil perceber se este ritmo será viável a longo prazo.
Riade também tem dezenas de milhões de barris armazenados nas reservas estratégicas reservadas para serem utilizadas em caso de necessidade, que podem servir para fornecer os barris adicionais.
As ações da gigante petrolífera Aramco, que domina o mercado saudita de Tadawul, valorizaram-se 5,5% esta terça-feira, depois de várias sessões a cair.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Aramco aumenta produção diária de petróleo em 25,5% a 1 de abril
{{ noCommentsLabel }}