Setor Empresarial do Estado com prejuízo de 88 milhões. CGD evitou resultados piores
Segundo os dados da UTAM, a banca foi o grande impulsionador dos resultados do Setor Empresarial do Estado em 2019, evitando perdas maiores. CGD registou lucros de cerca de 800 milhões de euros.
O conjunto do setor empresarial do Estado registou um resultado líquido negativo de 88,1 milhões de euros no ano passado. Estes prejuízos só não foram superiores porque o setor financeiro, no qual se inclui a Caixa Geral de Depósitos (CGD), apresentou lucros em 2019, avança o Correio da Manhã (acesso pago).
A banca foi o grande impulsionador dos resultados do ano passado. A CGD apresentou lucros de 800 milhões de euros, que acabaram por contrabalançar as contas com uma redução de 76% nas perdas de 367,2 milhões de euros que tinham sido registadas no ano de 2018. Os dados são da Unidade Técnica de Acompanhamento e Monitorização do Setor Público Empresarial (UTAM).
No seu conjunto, as empresas financeiras registaram um resultado líquido de 779,6 milhões de euros, valor que mais do que duplicou face a 2018 (116%). Em contrapartida, as empresas não financeiras, como empresas públicas de transportes e água ou os centros hospitalares, tiveram prejuízos de 867,8 milhões de euros em 2019, representando uma queda de 20% face ao ano anterior. Só os gastos operacionais aumentaram quase 700 milhões para 9,8 mil milhões.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Setor Empresarial do Estado com prejuízo de 88 milhões. CGD evitou resultados piores
{{ noCommentsLabel }}