CGD registou lucros de 800 milhões em 2019

  • ECO
  • 11 Janeiro 2020

Será o melhor resultado do banco público desde 2007, quando alcançou um lucro de 856 milhões de euros. Vendas de bancos internacionais e aumento de comissões ajudaram contas da CGD.

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) terá fechado o ano de 2019 com lucros de cerca de 800 milhões de euros, segundo avança este sábado o jornal Expresso (acesso pago). A confirmar-se este desempenho, será o melhor resultado do banco público desde 2007, quando alcançou um lucro de 856 milhões de euros.

Será com base neste lucro que o banco liderado por Paulo Macedo distribuirá ao Estado dividendos no valor de 300 milhões de euros, que já estão contabilizados no Orçamento do Estado para 2020. A remuneração acionistas corresponderá a cerca de 38% dos lucros do ano passado.

A dar força aos lucros da CGD estiveram vários fatores extraordinários, como a venda dos bancos na África do Sul (por 215 milhões ao Capitec) e em Espanha (384 milhões ao Abanca), por exemplo. Este ano o banco deverá concluir a alienação de bancos no Brasil e em Cabo Verde. O aumento das receitas com comissões, a diminuição das imparidades para crédito e a venda de imóveis também contribuíram para os resultados do banco estatal, que também melhorou o seu desempenho graças à redução dos custos com pessoal e nos gastos gerais. As contas serão apresentadas no próximo dia 31 de janeiro.

Os primeiros nove meses deixam antecipar um resultado gordo em 2019: até setembro, os lucros aceleravam 70% para 641 milhões de euros. O resultado recorrente, sem contar com efeitos extraordinários como estas duas operações, situou-se nos 480 milhões de euros entre janeiro e setembro, registando uma subida de 30% face ao mesmo período do ano passado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CGD registou lucros de 800 milhões em 2019

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião