Há 76 novos casos de Covid-19 em Portugal. Total sobe para 245

Portugal registo 76 novos casos de coronavírus, com o número total de infetados confirmados pelas autoridades de saúde a subir para 245.

Portugal registou 76 novos casos de novo coronavírus, com o número total de infetados confirmados pelas autoridades a subir para 245, à medida que a epidemia confirma a tendência de crescimento exponencial no país. Lisboa superou o Norte como a região com mais casos. A região dos Açores anunciou o primeiro doente com Covid-19. Há dois recuperados. 106 doentes estão a ser tratados em casa face à situação de menor gravidade em que se encontram.

Os dados foram anunciados este domingo pela Direção-Geral de Saúde (DGS) e dizem respeito a informações relativas às 24h00 deste sábado.

A ministra da Saúde, Marta Temido, já tinha declarado este sábado que Portugal entrou “numa fase de crescimento exponencial da epidemia”, esperando-se por isso um avanço mais acelerado da propagação da doença nos próximos dias. “Antecipamos que as próximas semanas vão ser duras”, avisou Temido.

O número de cadeias de transmissão ativas aumentou de 11 para 14 e disparou o número de doentes que aguardam resultado laboratorial: há 281 pessoas à espera do resultado do teste de Covid-19, mais 155 do que no balanço do dia anterior. A DGS revelou ainda que em 1.746 casos os testes deram negativo.

A região de Lisboa e Vale do Tejo tem o maior número de casos confirmados: 116 casos, um aumento de 43 face ao dia anterior. Segue-se a região Norte, que era até agora o principal foco do surto no país: contabiliza 103 casos confirmados, mais 26. A região Centro e o Algarve registam dez casos cada e a Região Autónoma dos Açores confirmou o primeiro doente. Alentejo e Madeira ainda não contam qualquer caso. Contam-se ainda cinco casos confirmados de pessoas que residem no estrangeiro.

Boletim Epidemiológico em Portugal (15 de março)

Menos um caso em cuidados intensivos

Ainda de acordo o último boletim epidemiológico da DGS, do total de 245 casos confirmados, 139 estão internados nos hospitais — os restantes 105 doentes estão a ser tratados nos respetivos domicílios face à situação de menor gravidade em que se encontram. Há a registar mais uma recuperação (são já duas recuperações) de um paciente que foi infetado pelo novo vírus.

Os casos confirmados concentram-se sobretudo nos grupos etários entre os 30-39 anos (55 casos) e entre os 40-49 anos (53 casos). Há 43 casos no grupo etário entre os 50-59 anos, seguindo-se os grupos entre 20-29 anos e 10-19 anos, com 28 e 25 casos.

Entre os grupos etários mais idosos, os que têm maior risco, há 18 casos no grupo entre 60-69 anos, 17 casos no grupo entre os 70-79 anos e cinco casos no grupo entre 80-89 anos. Por fim, um único caso regista-se no grupo mais jovem, entre 0-9 anos.

(Notícia atualizada às 12h50)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Há 76 novos casos de Covid-19 em Portugal. Total sobe para 245

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião