Fed lança nova injeção de 500 mil milhões de dólares
A Fed de Nova Iorque indicou que a operação, suplementar ao calendário normal, "tem por objetivo assegurar que o montante de reservas permanece amplo e apoiar o bom funcionamento dos mercados".
A Reserva Federal (Fed) de Nova Iorque anunciou esta segunda-feira uma segunda operação não prevista no mercado monetário, no valor de 500 mil milhões de dólares, para assegurar liquidez suficiente.
Em comunicado, a Fed de Nova Iorque indicou que a operação, suplementar em relação ao calendário normal, “tem por objetivo assegurar que o montante de reservas permanece amplo e apoiar o bom funcionamento dos mercados financeiros no curto prazo”.
A operação terá início às 17h30 (hora de Lisboa) com a duração de 15 minutos. O banco central norte-americano tem aumentado a liquidez no mercado desde que a crise do coronavírus começou a atingir os Estados Unidos. A Fed tinha levado a cabo uma operação semelhante na semana passada.
No domingo, a Reserva Federal baixou as taxas de juro para o intervalo entre zero e 0,25%, ao mesmo tempo que anunciou um programa de estímulos no valor de 700 mil milhões de dólares, incitando os bancos a utilizarem todos os meios ao dispor para garantir que os seus clientes têm acesso a dinheiro barato.
O pacote de emergência não conseguiu, no entanto, animar os investidores. Pelo contrário, foi visto como um prenúncio de que o impacto do coronavírus seja mais forte que o esperado. Após uma suspensão na abertura da sessão devido às fortes quedas, o índice financeiro S&P 500 perde 8,12% para 2.490,98 pontos, o Dow Jones cai 8,64% para 21.183,00 pontos e o tecnológico Nasdaq perde 8,46% para 7.208,30 pontos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Fed lança nova injeção de 500 mil milhões de dólares
{{ noCommentsLabel }}