Cruzeiro com 27 portugueses acostou em Lisboa. Mais de mil passageiros vão ser repatriados

Os cidadãos portugueses e os titulares de autorização de residência em Portugal farão os testes de despistagem do novo coronavírus, podendo desembarcar se os resultados forem negativos.

Arrancou este domingo uma operação para o repatriamento de 1.338 passageiros, entre os quais 27 de nacionalidade portuguesa, que se encontram no navio de cruzeiro MSC Fantasia, proveniente do Brasil. O navio acostou esta manhã no Porto de Lisboa e os passageiros permanecem no navio.

Os restantes passageiros são provenientes de 38 países, maioritariamente da União Europeia, Reino Unido, Brasil e Austrália, de acordo com uma nota do gabinete do ministro da Administração Interna. A operação, que envolve várias entidades portuguesas, como o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, a Direção Geral da Saúde e a Polícia Marítima, decorre em articulação com embaixadas destes países.

Os passageiros estão no navio para a realização de todos os procedimentos previstos para o desembarque, nomeadamente a autorização por parte da autoridade de saúde. Nesta tarde, os cidadãos portugueses e os titulares de autorização de residência em Portugal farão os testes de despistagem do novo coronavírus, podendo desembarcar se os resultados forem negativos.

“A partir de terça-feira, e depois de verificados todos os procedimentos de autorização por parte da autoridade de saúde, desembarcarão os restantes passageiros do navio, que, em trânsito, serão escoltados ao aeroporto Humberto Delgado para voos humanitários de regresso aos seus países de origem”, indica o gabinete de Eduardo Cabrita.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Cruzeiro com 27 portugueses acostou em Lisboa. Mais de mil passageiros vão ser repatriados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião