Fixar preços de máscaras e álcool? É possibilidade mas para já “não está em cima da mesa”, diz ministra da Saúde

A ministra sinaliza que o Executivo está a "acompanhar os preços" de bens como máscaras e desinfetantes, e que as entidades competentes "estão atentas".

Perante a pandemia de coronavírus, a procura por máscaras de proteção, álcool e desinfetantes tem vindo a aumentar, fazendo os preços disparar em alguns sítios. A ministra da Saúde adianta que a fixação dos preços poderá ser uma possibilidade, mas para já “não está em cima da mesa”.

Questionada se o Governo pondera estipular preços para estes produtos, Marta Temido refere que estão a “tentar atuar ao nível da fiscalização através das entidades competentes”, na conferência de imprensa diária de atualização da situação. Acrescenta que a “possibilidade poderá equacionar-se mas neste momento não está em cima da mesa”.

A ministra sinaliza que o Executivo está a “acompanhar os preços”, e que as entidades competentes “estão atentas”. A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) desencadeou uma operação direcionada para o combate ao lucro ilegítimo obtido na venda de bens necessários para a prevenção e combate à pandemia, que incidiu sobre produtos como máscaras, álcool, gel e desinfetantes.

Nessa operação foram fiscalizados cerca de 28 operadores económicos, tendo sido instaurado um processo-crime pela prática de obtenção de lucro ilegítimo na comercialização de álcool gel e dois processos de contraordenação por práticas comerciais ilegais, estando ainda em análise documental cinco ocorrências, por suspeita de obtenção de lucro ilegítimo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fixar preços de máscaras e álcool? É possibilidade mas para já “não está em cima da mesa”, diz ministra da Saúde

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião