Estímulos de dois biliões de Trump chumbados nos EUA

  • ECO
  • 23 Março 2020

Democratas consideram que acordo proposto pela Casa Branca era excessivamente generoso para as grandes empresas, tinha condições muito limitadas e não previa fundos suficientes para os hospitais.

O plano de estímulos orçamentais nos Estados Unidos, de quase dois biliões de dólares (1,87 biliões de euros), foi chumbado. O pacote tinha sido proposta pelo presidente Donald Trump, mas não teve “luz verde” dos democratas no Congresso norte-americano, segundo o Financial Times (acesso condicionado).

Trump tinha anunciado um plano para ajudar os Estados Unidos a enfrentar o coronavírus, mas as negociações chegaram a um impasse, com os democratas a afirmarem que o acordo proposto pela Casa Branca era excessivamente generoso para as grandes empresas. Em simultâneo, tinha condições muito limitadas e não prevê fundos suficientes para os hospitais.

Apesar do impasse, os dois políticos que estão a liderar as negociações — o secretário do Tesouro Steven Mnuchin e o senador democrata Chuck Schumer — sinalizaram que ainda há espaço para alcançar uma solução conjunta. “Esta lei vai afetar este país e as vidas dos norte-americanos não só nos próximos dias, mas nos próximos meses ou até anos, portanto temos de garantir que é boa. Estamos cada vez mais próximos e tenho esperança que vamos conseguir”, disse Schumer, ao FT.

Com o surto de coronavírus a alastrar nos Estados Unidos, a administração Trump tem estado a trabalhar em estímulos orçamentais e fiscais para travar o impacto da doença, enquanto a Reserva Federal norte-americana já anunciou igualmente uma série de medidas de política monetária.

É cada vez mais certo que a Covid-19 poderá pôr fim ao maior ciclo de crescimento económico dos Estados Unidos. Esta segunda-feira, os analistas do banco de investimento Morgan Stanley atualizaram as projeções para a economia do país e estimam agora um tombo de 30% no PIB no segundo trimestre do ano, acompanhado de uma subida da taxa de desemprego para 12,8%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Estímulos de dois biliões de Trump chumbados nos EUA

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião