Vem aí um teste ao Covid-19 que demora apenas 10 minutos. Custa menos de um dólar

  • ECO
  • 26 Março 2020

Um instituto de pesquisa senegalês e uma empresa britânica estão a ultimar um kit de rastreio ao coronavírus que pode ser feito em casa, em cerca de dez minutos, e custa menos de um dólar.

À medida que vão aumentando os casos de coronavírus, urge a necessidade de fazer mais testes para perceber quem está ou não está infetado pelo Covid-19. Procurando responder à falta de testes disponíveis no mercado, um instituto de pesquisa do Senegal, DiaTropix, e a britânica Mologic, estão a desenvolver um kit de rastreio que pode ser feito em casa em dez minutos e é extremamente barato. Embora esteja a ser pensado para todo o mundo, a ideia é detetar casos em África.

É um kit de bolso e funciona como um teste de gravidez, diz o Financial Times (acesso condicionado, conteúdo em inglês). É composto por um teste que pode ser feito com saliva e outro que analisa os anticorpos no sangue. O resultado aparece em cerca de 10 minutos através de uma linha, se o teste der positivo para o coronavírus. O custo? Menos de um dólar (92 cêntimos).

Estamos a tentar fazer que com que [este kit] não seja uma oportunidade comercial. O teste será disponibilizado ao mesmo custo de produtos para locais com baixos rendimentos”, diz Joe Fitchett, diretor-médico da Mologic, citado pelo FT.

Apesar de o objetivo ser difundir o teste por todo o mundo, há um especial foco nos países africanos. Embora se registem apenas cerca de 2.400 casos em todo o continente, os especialistas acreditam que, devido aos fracos sistemas de saúde de lá, os países africanos podem vir a ser extremamente afetados.

O instituto senegalês DiaTropix é afiliado do Instituto Pasteur de Dakar, que criou uma das primeiras vacinas contra a febre-amarela. Com esta parceria, os dois institutos têm capacidade para produzir oito milhões de testes por ano. Este novo kit passará por um processo de validação esta quinta-feira e deverá ser lançado no mercado em junho.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vem aí um teste ao Covid-19 que demora apenas 10 minutos. Custa menos de um dólar

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião