Governo nomeou 219 gestores públicos no ano passado

  • ECO
  • 30 Março 2020

Relatório de atividade de 2019 da Cresap refere que 213 dos indigitados tiveram parecer "Adequado".

O Governo nomeou 219 gestores públicos no ano passado, avança o Correio da Manhã (acesso pago) esta segunda-feira, citando o relatório de atividades de 2019 da Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública – Cresap, entidade responsável pela contratação dos dirigentes de topo do Estado.

Segundo o documento, que já terá sido entregue na Assembleia da República, do total de 219 personalidades indigitadas, “213 tiveram o parecer de ‘Adequado’, cinco tiveram o parecer de ‘Adequado com Condicionantes’ e uma teve parecer ‘Não Adequado’ para o desempenho das funções em causa. A Cresap especifica que quatro dos pareceres emitidos “respeitaram a cargo de dirigente superior, todos os outros foram para cargos de gestor público”.

Estes números são conhecidos sete meses depois de o Presidente da República ter promulgado o decreto que veio estabelecer regras transversais às nomeações para os gabinetes de apoio aos titulares de cargos políticos, dirigentes da administração pública e gestores públicos. Ficou conhecida como a “lei dos primos.”

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo nomeou 219 gestores públicos no ano passado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião