Alemanha favorável à aplicação do Mecanismo Europeu de Estabilidade

  • Lusa
  • 3 Abril 2020

A Alemanha é a favor de se usar o Mecanismo Europeu de Estabilidade para ajudar os Estados-membros da União Europeia a fazerem frente à pandemia do coronavírus.

A Alemanha é favorável à aplicação do Mecanismo Europeu de Estabilidade para apoiar os Estados-membros da União Europeia (UE) durante a pandemia da doença provocada pelo SARS-CoV-2, garantiu esta sexta-feira o ministro das Finanças alemão, Olaf Scholz.

“Proponho utilizar os instrumentos existentes”, disse Olaf Scholz durante uma entrevista a um órgão de comunicação social alemão, citado pela AFP. O ministro das Finanças da Alemanha explicitou ainda que o apoio económico aos Estados-membros da UE deve estar baseado em empréstimos concedidos pelo Mecanismo Europeu de Estabilidade, “sem condições insanas”.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, já infetou mais de um milhão de pessoas em todo o mundo, das quais morreram perto de 55 mil. Dos casos de infeção, cerca de 200 mil são considerados curados. Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde a declarar uma situação de pandemia.

O continente europeu, com cerca de 574 mil infetados e mais de 40 mil mortos, é aquele onde se regista o maior número de casos, e a Itália é o país do mundo com mais vítimas mortais, 14.681 óbitos em 119.827 casos confirmados até esta sexta-feira.

A Espanha é o segundo país com maior número de mortes, registando 10.935, entre 117.710 casos de infeção confirmados até esta sexta-feira, enquanto os Estados Unidos, com 6.058 mortos, são o que contabiliza mais infetados (245.573). Na quinta-feira registaram o número mais elevado de óbitos num só dia num país (1.169).

Além de Itália, Espanha, Estados Unidos e China, os países mais afetados são França, com 5.387 mortos (59.105 casos), Reino Unido, com 3.605 mortos (38.168 casos), Irão, com 3.294 mortos (53.183 casos), e Alemanha, com 1.017 mortes (79.696 casos).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Alemanha favorável à aplicação do Mecanismo Europeu de Estabilidade

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião