Estudantes da Universidade de Aveiro desenvolvem “app” para marcar ida ao supermercado

  • Lusa
  • 7 Abril 2020

Na aplicação, o utilizador escolhe o estabelecimento onde pretende ir, marca um horário consoante a disponibilidade e recebe um código que lhe permitirá o acesso ao local.

Dois estudantes de mestrado e bolseiros de investigação na Universidade de Aveiro desenvolveram uma aplicação que permite ao utilizador reservar um horário para ida a um supermercado ou farmácia, atendendo aos limites de frequência impostos devido à pandemia.

“Devido à nova regra dos estabelecimentos comerciais, que apenas permite a presença de quatro pessoas por cada 100 metros quadrados, criámos uma plataforma onde o utilizador escolhe o estabelecimento de bens essenciais ao qual se pretende deslocar, marca um horário consoante a disponibilidade e recebe um código que lhe permitirá o acesso ao local”, disse à Lusa Sofia Ribeiro, uma das responsáveis pelo projeto.

A estudante, de 21 anos, e Diogo Carvalho, de 22 anos, são alunos do mestrado em Comunicação Multimédia e bolseiros de investigação na Universidade de Aveiro em projetos na área de desenvolvimento “Front-End” e “Back-End” e UI/UX Design. Designada “Marca a vez” e disponível em http://marcavez.pt, a plataforma que desenvolveram gera, assim, a pedido do utilizador, um código de acesso válido para um determinado estabelecimento que pode, depois, ser visualizado no local pelos funcionários ou seguranças das lojas, de modo a verificar a marcação em causa.

Conforme explicou Sofia Ribeiro, numa fase inicial, o sistema prevê que as marcações a efetuar através da plataforma representem apenas 50% da capacidade de cada estabelecimento, mas esta percentagem “poderia vir a ser ajustada consoante a adesão que se viesse a verificar”. A plataforma, garante, “está pronta a ser disponibilizada para grandes cadeias de venda a retalho ou farmácias, por exemplo”, que já abordaram e cujo feedback estão a aguardar para avaliarem a viabilidade da aplicação.

“Tivemos a ideia no início do mês de março e tratamos logo de implementar para ter uma proposta para apresentar. Desde aí que temos tentado divulgar o projeto”, disse Sofia Ribeiro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Estudantes da Universidade de Aveiro desenvolvem “app” para marcar ida ao supermercado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião