BCE empresta quase 20 mil milhões de euros a 99 bancos a 77 dias

  • Lusa
  • 7 Abril 2020

Estas operações efetuar-se-ão mediante um procedimento de leilão a taxa de juro fixa com adjudicação plena.

O Banco Central Europeu (BCE) emprestou esta terça-feira a 99 bancos da zona euro 19.507 milhões de euros a 77 dias, na quarta das suas operações de refinanciamento adicional.

Segundo a agência Efe, a procura de liquidez baixou em relação à semana passada, quando 107 bancos pediram 43.713 milhões de euros a 84 dias, e na semana anterior tinham pedido 79.673 milhões de euros a 91 dias. O BCE levará a cabo, semanalmente, até finais de junho, operações adicionais de financiamento a prazo mais longo, de forma temporária, para proporcionar um apoio de liquidez imediato ao sistema financeiro da zona euro.

Estas operações efetuar-se-ão mediante um procedimento de leilão a taxa de juro fixa com adjudicação plena, com uma taxa de juro igual à taxa média aplicável à facilidade de depósito, que está atualmente nos -0,50%. O juro do empréstimo calcula-se e paga-se na data de vencimento, pelo que poderão ser de -0,50% se o BCE não baixar a facilidade de depósito.

Todas estas operações adicionais de liquidez em condições favoráveis vencem em 24 de junho, quando o BCE levar a cabo uma operação de liquidez a muito longo prazo da sua terceira série.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCE empresta quase 20 mil milhões de euros a 99 bancos a 77 dias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião