5 coisas que vão marcar o dia

Esta quinta-feira o Governo anunciará ao país o que aconterá às escolas durante o terceiro período. O INE divulga as exportações até fevereiro e o BCE publica as atas da última reunião.

9 de abril. Era este o dia marcado pelo Governo para anunciar o que vai acontecer às escolas no terceiro período. O Conselho de Ministros vai reunir-se e a decisão deverá ser anunciada posteriormente aos alunos, professores e pais. No mesmo dia em que terá reunião do Governo, Mário Centeno também irá presidir à continuação da reunião do Eurogrupo que chegou a um impasse na terça-feira.

Governo anuncia decisão sobre as escolas

Esta quinta-feira é anunciada a decisão do Governo sobre se as escolas vão manter-se encerradas ou não, após terem sido consultados os partidos esta quarta-feira e os especialistas em saúde na terça-feira. O Conselho de Ministros vai decidir quando será a reabertura das escolas, se houver, e para que níveis de ensino. Em antecipação da decisão, o Presidente da República tinha adiantado que as escolas não deverão abrir em abril, apontando a sua possível reabertura para o mês de maio.

Prossegue a reunião do Eurogrupo sobre a resposta económica da UE

A reunião começou na terça-feira, mas foi interrompida diversas vezes e só vai retomar esta quinta-feira perante o impasse nas negociações sobre a resposta económica da União Europeia à pandemia. O presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, revelou que o acordo está perto. Mas ainda “não estamos lá”, disse. “Os meus objetivos mantêm-se: uma forte rede de segurança na UE face ao impacto do Covid-19 (para proteger trabalhadores, empresas e países) e um compromisso em relação a um grande plano de recuperação”, acrescentou Mário Centeno num tweet publicado na quarta-feira.

Restrições do estado de emergência aumentam

Esta quinta-feira começou o reforço das restrições do estado de emergência devido à Páscoa. Neste período, entre 9 a 13 de abril, estão proibidas as deslocações para fora do concelho de residência, exceto situações especiais e pessoas que o tenham de fazer para ir trabalhar ou ainda por outros motivos de “urgência imperiosa”, tal como define o decreto aprovado pelo Governo quando foi renovado o estado de emergência até 17 de abril.

INE divulga exportações até fevereiro

Hoje serão também divulgadas as estatísticas do comércio internacional até fevereiro. Apesar de ainda não refletir o impacto do coronavírus na Europa, cujos países têm mais ligações comerciais com Portugal, estes dados poderão mostrar se a relação comercial entre Portugal e a China já foi afetada pela pandemia que começou em território chinês.

Atas do BCE revelam pormenores da última reunião

Numa altura em que o Banco Central Europeu (BCE) está no centro da resposta económica da Zona Euro contra a pandemia, as atas da última reunião, que vão ser divulgadas esta quinta-feira, podem dar alguns sinais sobre como é que o Conselho de Governadores vê esta crise. Contudo, é de notar que a última reunião aconteceu a 11 e 12 de março, ainda no início do surto na Europa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião