China restringe exportação de máscaras e ventiladores. Quer garantir qualidade do material

A China apertou os padrões de qualidade dos equipamentos médicos que tem exportado para países na Europa, incluindo ventiladores e máscaras respiratórias. NYT fala em atrasos nas encomendas.

As autoridades chinesas aplicaram novas restrições às exportações de ventiladores, máscaras de proteção, batas e outros equipamentos médicos, numa altura em a pandemia do novo coronavírus continua a ganhar terreno na Europa e nos EUA. O objetivo desta política é o de garantir que os produtos enviados têm qualidade.

A notícia foi avançada pelo The New York Times, que salienta que a decisão da China está a gerar atrasos no envio das mercadorias para outros países durante este sábado. O jornal salienta que muitos agentes exportadores ainda tentam compreender como cumprir os requisitos implementados pelo regime chinês.

A China é o maior exportador mundial deste tipo de equipamentos médicos e Portugal tem vindo a importar material deste país, mas não é claro se a decisão está a ter impacto nas encomendas portuguesas. A notícia surge numa altura em que se sabe que algum do material importado da China por vários países tem apresentado falhas.

Estas exigências juntam-se a outras que já estão em vigor. As autoridades chinesas têm tentado aumentar o rigor na contagem dos equipamentos e têm tentado garantir que os mesmos não violam patentes internacionais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

China restringe exportação de máscaras e ventiladores. Quer garantir qualidade do material

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião