OMS investiga 91 doentes com Covid-19 que voltaram a testar positivo

A Organização Mundial da Saúde (OMS) está a investigar 91 casos de doentes na Coreia do Sul que voltaram a testar positivo para Covid-19 depois de um teste negativo.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) encontra-se a analisar casos de doentes com Covid-19 que testaram positivo para o novo coronavírus já depois de terem testado negativo e de estarem em vias de serem dados como curados. Em causa, segundo a Reuters, estão 91 pacientes de Covid-19 na Coreia do Sul que apresentaram um quadro deste tipo.

“Estamos a par da informação de pessoas que testaram negativo para Covid-19 através de teste PCR [polimerase em cadeia, um tipo de teste para o novo coronavírus] e, depois de alguns dias, voltaram a testar positivo outra vez”, assumiu fonte oficial da OMS à agência. “Estamos em estreita ligação com os nossos parceiros clínicos e a trabalhar duramente para obter mais informação sobre esses casos individuais”, acrescentou.

Porém, a mesma fonte considerou ainda que “é importante garantir que, quando as amostras são recolhidas para testagem em doentes suspeitos, os procedimentos sejam seguidos adequadamente”. Atualmente, um doente com Covid-19 é dado como curado após dois testes negativos separados por um período de 24 horas.

Segundo a Reuters, as autoridades de saúde da Coreia do Sul relevaram na sexta-feira que 91 doentes infetados pelo novo coronavírus que se achava estarem curados voltaram a testar positivo para Covid-19, depois de um teste negativo. As autoridades consideraram, no entanto, que a doença poderá ter-se “reativado” nestes doentes, ao invés de terem sido novamente “infetados” pelo vírus.

O novo coronavírus surgiu na China em dezembro de 2019 e ainda falta saber muito acerca desta estirpe. É entendimento da comunidade científica que uma pessoa infetada com Covid-19 adquire imunidade e não pode ser infetada novamente, mas ainda não há informação científica suficiente para suportar que seja assim em todos os casos, nem sob que circunstâncias.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

OMS investiga 91 doentes com Covid-19 que voltaram a testar positivo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião