Estado vai pagar aos privados até 13.000 euros por doente com Covid-19, se for encaminhado pelo SNS

  • ECO
  • 12 Abril 2020

O Serviço Nacional de Saúde pagará até 13.000 euros aos hospitais privados e do setor social por doente com Covid-19, mas só se for encaminhado pelo público. Montante máximo é para os mais graves.

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) pagará aos hospitais privados e do setor social um montante máximo de 13.000 euros por cada doente com Covid-19, mas apenas se for encaminhado para o privado pelos hospitais públicos. A notícia foi avançada pelo Público (acesso condicionado), que cita a proposta de acordo, válida por três meses.

O documento, que depois desse período pode ser renovado mensalmente, define os preços de acordo com a complexidade de cada caso. Nos mais graves, em que o paciente necessite de ser ligado a um ventilador por mais de quatro dias, o montante a ser suportado pelo Estado é de cerca de 13.000 euros, segundo o jornal.

Esta notícia surge depois das alegações de que o Estado poderá estar a pagar a grupos de saúde privados pelas despesas de doentes que se dirigiram a estas unidades de saúde de forma voluntária, ao invés de encaminhadas pela autoridades de saúde. O caso suscitou mesmo uma pergunta do Bloco de Esquerda ao Ministério da Saúde, como noticiou o ECO.

A informação de que o Estado poderia estar a assumir todas as despesas de doentes com Covid-19 diagnosticados e tratados por sua opção no privado tinha sido transmitida por responsáveis de grupos de saúde numa reportagem da SIC. Este sábado, a ministra da Saúde, Marta Temido, negou que tal estivesse a acontecer, indicando que “ninguém entenderia certamente” que o SNS “fosse também responsável financeiramente por aquilo que têm sido os atendimentos” destes utentes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Estado vai pagar aos privados até 13.000 euros por doente com Covid-19, se for encaminhado pelo SNS

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião