Detidas 167 pessoas no segundo período do estado de emergência

  • Lusa
  • 16 Abril 2020

No total e desde que entrou em vigor o estado de emergência foram detidas 275 pessoas pelo crime de desobediência e encerrados 2.104 estabelecimentos.

A GNR e a PSP detiveram 167 pessoas por desobediência e encerraram 396 estabelecimentos por incumprimento durante o segundo período do estado de emergência devido ao Covid-19, anunciou a tutela.

Em comunicado, o Ministério da Administração Interna (MAI) refere que, entre as 00h00 do dia 03 de abril e as 17h00 de hoje [quinta-feira], foram detidas 167 pessoas por crime de desobediência, 40 das quais por desobediência à obrigação de confinamento obrigatório, 75 por desobediência ao dever geral de recolhimento domiciliário, nove por desobediência de interdição de circulação fora do concelho no período da Páscoa, 14 por desobediência ao encerramento de estabelecimentos, nove por resistência e 20 por violação da cerca sanitária de Ovar.

Segundo o MAI, foram encerrados, no mesmo período, 396 estabelecimentos por incumprimento das normas estabelecidas.

O Ministério tutelado por Eduardo Cabrita frisa que a estes números se juntam os verificados no primeiro período de estado de emergência, que vigorou entre os dias 22 de março e 02 de abril, em que foram feitas 108 detenções por crime de desobediência e encerrados 1.708 estabelecimentos comerciais.

No total e desde que entrou em vigor o estado de emergência foram detidas 275 pessoas pelo crime de desobediência e encerrados 2.104 estabelecimentos.

Durante o estado de emergência, que foi renovado pela segunda vez a 03 de abril e termina na próxima sexta-feira, a PSP e a GNR têm vindo a desenvolver “uma intensa atividade de sensibilização, vigilância e fiscalização junto da população”.

Na nota, o Ministério da Administração Interna insiste “no cumprimento rigoroso” das medidas impostas pelo estado de emergência devido à “imperiosa necessidade de todos contribuírem para conter o contágio” de Covid-19.

Portugal regista 629 mortos associados ao Covid-19, mais 30 do que na quarta-feira, e 18.841 infetados (mais 750), indica o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Detidas 167 pessoas no segundo período do estado de emergência

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião