Governo apoia startups com cinco novas medidas. Valem 25 milhões de euros

Executivo anuncia cinco novas medidas de apoio ao ecossistema empreendedor, que têm como objetivo apoiar setor que representa 1,1% do PIB nacional.

O Governo lançou um conjunto de cinco novas medidas de apoio ao ecossistema empreendedor português, no valor de 25 milhões de euros. Em comunicado, o Executivo explica o valor permitirá dar apoio ao ecossistema constituído por mais de 2.500 startups, apoiando-as potencialmente, em média, em 10 mil euros para cada uma.

Entre as medidas estão apoios financeiros equivalentes ao salário mínimo, a prorrogação do Startup Voucher e um reforço no vale incubação, entre outras medidas.

As medidas anunciadas pelo Governo são as seguintes:

  • StartupRH Covid19: um apoio financeiro equivalente ao salário mínimo por colaborador — e até a um máximo de 10 trabalhadores por startup;
  • Prorrogação Startup Voucher: prorrogação por três meses do benefício da bolsa anterior já atribuído (2.075€ por posto de trabalho de empreendedor).
  • Vale Incubação – COVID19: apoio para startups com menos de cinco anos, através da contratação de serviços de incubação com base em incentivo de 1.500 euros não reembolsável.
  • “Mezzanine” funding for Startups: Empréstimo convertível em capital em capital social (suprimentos), após 12 meses, aplicando uma taxa de desconto que permita evitar a diluição dos promotores. Tickets médios de investimento entre 50 mil euros e 100 mil euros por startup.
  • Lançamento de instrumento Covid-19 -Portugal Ventures: Lançamento de Aviso (Call) da Portugal Ventures para investimentos em startups, com tickets a partir de 50 mil euros. Iniciativa financiada através da Instituição Financeira de Desenvolvimento (IFD), Portugal Ventures e Imprensa Nacional – Casa da Moeda.

Além das cinco novas medidas, o Governo reforça ainda a disponibilização de dois apoios já existentes, que entretanto foram adaptados para dar resposta mais efetiva às necessidades imediatas decorrentes da pandemia. O fundo 200M, de coinvestimento com investidores privados em startups e scaleups portuguesas, que passa a ter um mínimo público de 500 mil euros e máximo de cinco milhões de euros; e o fundo coinvestimento para a inovação social, investimento feito entre privados em empresas com projetos inovadores e de impacto social, que passa a contar com um mínimo público de 50 mil euros e máximo de 2,5 milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo apoia startups com cinco novas medidas. Valem 25 milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião