Petróleo puxa pelas bolsas europeias. Galp impulsiona Lisboa

A bolsa de Lisboa continua a recuperar perante a subida de mais de 2% nos títulos da Galp Energia. O petróleo estabilizou e está mesmo a ganhar valor em Londres, puxando pelas ações europeias.

As bolsas europeias estão novamente em trajetória de recuperação e a praça portuguesa segue a tendência. A volatilidade no mercado do petróleo dá sinais de estabilização e os preços da matéria-prima estão mesmo a subir, num dia em que os futuros do Brent ganham 5% e estão a negociar a 21,37 dólares o barril.

Enquanto o Stoxx 600 avança 0,43%, o alemão DAX sobe 0,25% e o francês CAC-40 recupera 0,84%. O português PSI-20 destaca-se com uma valorização de 0,76%, para 4.131,71 pontos, impulsionado pela subida do valor das ações da Galp Energia.

A petrolífera portuguesa está a somar 2,39%, para 9,492 euros, uma subida explicada com a recuperação dos preços do petróleo e depois de a empresa anunciar o fecho da refinaria de Sines devido à falta de espaço de armazenamento.

O BCP também está a contribuir para os ganhos na bolsa de Lisboa. O banco liderado por Miguel Maya ainda se encontra abaixo da fasquia psicológica de 10 cêntimos, mas os títulos estão a subir 1,38% em bolsa, para 9,52 cêntimos por ação. Também a Nos puxa pela praça nacional com uma subida de 1,07%, para 3,404 euros.

No setor postal, os CTT avançam 0,92%, para 2,185 euros por ação. Isto apesar de ter revelado esta quarta-feira que falhou todos os novos indicadores de qualidade do serviço postal universal em 2019, perante a alteração no enquadramento regulatório promovida pela Anacom há dois anos, que tornou os critérios mais exigentes.

Pela negativa, a EDP Renováveis está a penalizar o PSI-20. A empresa de energia renovável cai 0,76% em bolsa, para 10,46 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Petróleo puxa pelas bolsas europeias. Galp impulsiona Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião