Mnuchin diz que EUA têm de “gastar o que for preciso” para superar crise do coronavírus

Steven Mnuchin, secretário do Tesouro norte-americano, apontou que é sensível às preocupações com o aumento da dívida, mas reiterou que é necessário gastar para superar a crise.

O secretário do Tesouro norte-americano disse que os Estados Unidos têm de “gastar o que for necessário para vencer” a crise provocada pela pandemia do novo coronavírus. Steven Mnuchin apontou que é sensível às preocupações com o aumento da dívida federal, mas enfatizou que as baixas taxas de juros e a urgência de ajudar a economia durante o surto de coronavírus pesam no outro lado da balança.

“Esta é uma guerra, precisamos de vencer esta guerra e temos de gastar o que for necessário para vencer”, afirmou, citado pelo The Wall Street Journal (acesso pago). Além disso, o secretário do Tesouro sinalizou que a administração de Donald Trump está a analisar “planos diferentes para apoiar os produtores de petróleo dos EUA”, face à derrocada no valor da matéria-prima no início desta semana.

Os comentários de Mnuchin surgiram na sequência de afirmações do líder da maioria no Senado de resistência à rápida adoção de um projeto de alívio adicional ao coronavírus. Mitch McConnell disse que os legisladores têm de começar a pensar na dívida, ao avançar com medidas para a economia.

O secretário do Tesouro garantiu, assim, ser sensível ao aumento da dívida, sublinhando, no entanto, que os gastos são necessários para mitigar os efeitos do vírus. Mnuchin ressalvou, também, que “a boa notícia” é que, atualmente as taxas de juros são baixas, o que reduz os custos com a dívida.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mnuchin diz que EUA têm de “gastar o que for preciso” para superar crise do coronavírus

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião